Sempre recebo perguntas como: Como você começou no ministério? Como você sabia? Bem, eu não tinha ideia. Eu apenas pensei que quando fui salvo, isso era o ministério. Eu não fui para a faculdade bíblica – não que isso seja bom ou ruim – a faculdade bíblica pode ser incrível! Apenas não exclua o Espírito Santo. Acho ótimo que a faculdade bíblica e o seminário estejam disponíveis para nós. Quando saí do Desafio Jovem, estava tão entusiasmado com Jesus, e então descobri que as pessoas não estavam entusiasmadas com Jesus. Quando entrei no Desafio Jovem, vivi uma vida hipócrita por cinco meses e meio e, quando saí, realmente o encontrei. A primeira coisa que encontrei foi a verdade do perdão. Não foi só pouco. Era como se eu soubesse que não tinha mais nenhum pecado. Deus vê você como irrepreensível e imaculado. Esta é a coisa mais difícil para a mente cristã. Eu prometo. Não me importa para onde eu viaje, não importa para que parte da terra eu vá – este ponto é o mais difícil de entender, e é exatamente onde o sangue de Jesus precisa ser entendido. Nada mais funciona.
A justiça é o eixo central do evangelho. Sem ela, a porta não abre. A justiça é a base. Jesus é a pedra angular – esta peça solidifica e fixa na fundação. Quando você constrói um prédio que não tem uma pedra angular forte, ele é fraco em certo ponto, e seu prédio vai subir direito, mas vai se inclinar conforme tentamos crescer no Senhor, nossa Rocha. Devemos ter um fundamento firme alicerçado na Rocha. O que é a Rocha? A Rocha é a revelação de Jesus Cristo. Em Cesareia de Filipe, Pedro disse: Tu és o Cristo. Jesus diz a ele: Bem-aventurado és tu, Simão, porque não foi a carne e o sangue que te revelou, mas o Pai o revelou. E sobre esta Rocha, vou edificar a minha Igreja.” Portanto, todo o fundamento da Igreja é construído sobre a revelação de Jesus Cristo. Quero que você se esvazie de uma mentalidade técnica e que pense comigo com simplicidade. Porque isso é tão simples.
A parte mais importante do evangelho é que você fica livre em sua mente.
A liberdade em sua mente será constantemente atacada pelo reino demoníaco – você será destruído por falta de conhecimento. Isso é o que Oséias 4:6 diz. Mas depois disso, diz, “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento”. Então, o que acontece é que rejeitamos a simplicidade de Cristo e tentamos pressionar por outra coisa porque não entendemos verdadeiramente essa paz. É a natureza da mente humana querer descobrir as coisas. Se não consegue descobrir, ele passa para outra coisa que pode descobrir. Mas você não precisa ser brilhante para descobrir isso. Você tem que ser criança. Portanto, a parte mais difícil para o cérebro humano que quer entender, é ser criança – uma criança apenas acredita.
Quando fui salvo, eu sabia disso. Instantaneamente, pensei, oh meu Deus, tudo o que aprendi é lixo. Todas as coisas que peguei, todas essas coisas que pensei ter entendido, eram todas mentiras do inferno, e é por causa da Queda do Homem. E eu aceitei isso e disse: É tudo mentira, Deus – reprograme meu cérebro para que eu possa pensar como Jesus. Para você, você pode não ter estado lá fora destruindo pessoas como eu estava, mas talvez você tenha todas essas grandes coisas que você fez e todos esses projetos em que trabalhou, e você é brilhante. O fato é que todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus. A mentalidade que você tem não veio do Senhor. Portanto, o processo de renovação da mente é diferente para todos. A sabedoria do mundo e a sabedoria de Deus são coisas totalmente diferentes. A sabedoria do mundo é sensual, demoníaca, cheia de egoísmo e tenta consertar tudo sozinha. Quando você está tentando processar e quando está tentando descobrir as coisas, você não pode se dar ao luxo de pegar os recursos que aprendeu no mundo fora da Verdade que o libertou. Caso contrário, você está tentando processar um problema com coisas vinculadas. Então você tem que processar um problema com coisas que são verdadeiras, trazer a Verdade e então analisar as coisas a partir da Verdade. E sempre terminará com Jesus.
Você deve passar tempo na presença de Deus, na Palavra de Deus que é viva.
Ele entra e divide e separa sua alma de seu espírito. Sua alma é sua mente, vontade e emoções. Seu homem espiritual é seu espírito nascido de novo. Seu espírito e o Espírito Santo se unirão. Você tem um corpo, você abriga um espírito e dentro de você tem uma alma que você pensa. Primeiro, Pedro fala sobre a salvação de sua alma ser a salvação de sua mente, vontade e emoções. E quanto mais rápido você chegar à raiz de saber que essa é a chave para tudo o que você fará no cristianismo; mais o seu foco se concentrará na simplicidade da cruz e na verdade sobre o que Jesus realmente fez por você.
Mas enquanto estamos fazendo a renovação da mente, devemos entender que temos que começar do mesmo lugar. Não podemos nos dar ao luxo de começar de outro lugar. Se eu não começar do “está consumado”, sempre começarei do “continua…”. Eu amo que Jesus disse: “Está consumado”, não que Ele tenha terminado. O Espírito Santo está no planeta para fazer você pensar como Jesus pensa. A Bíblia diz em 2 Coríntios 1 que o Espírito de Deus busca as coisas profundas de Deus e as revela ao espírito, então isso significa que o Espírito Santo e meu espírito comungam. Porque quando nasci de novo, tornei-me um espírito com Deus. Tornei-me carne de Sua carne e osso de Seu osso. Esse é o verdadeiro evangelho! Deus se moveu para dentro do homem, mas quando Ele se move, Ele move algo para fora. Ele tira seu coração de pedra e coloca um coração de carne dentro. E esse coração de carne já tem a Palavra inscrita nele!
A Palavra de Deus já está dentro de você quando você recebe um novo coração – Ele disse que: escreverei Minhas leis em seus corações. Então, o novo coração que você tem, possuí a Lei escrita nele, mas está mal iluminado, e leva a Presença de Deus, a realidade da sua intimidade com Deus, e leva a luz de Deus para iluminar o que está mal iluminado. E o primeiro lugar que Deus deseja restaurar é exatamente o lugar que o pecado contaminou – sua consciência. É possível para um cristão viver sem culpa, vergonha, condenação, medo e arrependimento? Se você acha que isso não é possível, então você não está acreditando no evangelho certo.
Porque Jesus pagou um preço para libertá-lo, e Ele não disse que é a oração da fé que o libertará. Ele disse, então conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Portanto, trata-se de conhecermos e experimentarmos a Verdade!
Sou atacado continuamente – o inimigo vem com todos esses pensamentos e argumentos. Você tem que saber que voz está falando com você. Você tem que saber isso rapidamente. Você mal pode esperar dias para descobrir qual voz está falando com você. Você pode ter tido a semana passada mais incrível, e cara, foi poderoso, e esta semana está começando muito bem também. Então, você pode ter uma quarta-feira realmente difícil e, de repente, tudo o que você passou na semana passada será apagado porque você estará apegado e focado no ataque, em vez da realidade daquele em quem você pode confiar em qualquer coisa. É o que tira a maioria dos cristãos porque tudo está indo bem, e o inimigo sabe que você acha que tudo está indo bem. Ele é esperto. Ele está rondando como um leão rugindo, esperando para ver quem ele pode destruir. Os cristãos vivem desarmados.
Mas os cristãos em chamas vivem com as suas armas de guerra afiadas.
A maioria da Igreja caminha e vive desarmada na maioria das situações e é continuamente pega desprevenida. E o inimigo os faz girar em círculos, então eles não sabem qual lado é para cima e qual é para baixo. Isso é real. As pessoas são jogadas de um lado para o outro, e minha Bíblia diz para nunca ser jogado por todo vento de doutrina. Minha Bíblia diz que não devo ser insensato. Minha Bíblia diz que devo receber com mansidão – isto é, com toda a humildade – sabendo que a Palavra de Deus é a maior prioridade em minha vida. Jesus é a Palavra. Então, quando estou recebendo a Palavra, estou recebendo-O porque Jesus foi a Palavra manifestada. No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Então a Palavra ainda é Deus. Ela diz que até os céus passarão, a terra passará, mas a Palavra de Deus permanecerá – ela nunca mudará. Você tem que estabelecer em seu coração, acima de tudo, que a Palavra de Deus é a maior prioridade em sua vida.
Você diz que Jesus é a prioridade máxima, eu entendo, mas Deus diz no Salmo 138, versículo 2, que Ele engrandece Sua Palavra acima de Seu Nome. Então Deus pensa muito da Palavra que Ele disse, eu engrandeci Minha Palavra acima de Meu Próprio Nome. Então, acima do nome de Yahweh, acima do nome de Elohim, acima do nome de Deus, acima do nome de Adonai, e acima do Nome está a Palavra. Portanto, a realidade disso é que você pode forçar milagres e andar em milagres, mas seu caráter estará tão desequilibrado e distorcido porque você não sabe quem Ele é. Você está apenas usando-O para o que Ele fará através de você. E então você estará diante Dele um dia, e Ele dirá: Longe de mim – eu nunca te conheci, você que praticou a iniquidade. Por quê? Porque Ele nunca conheceu você.
Eu não quero apenas conhecê-lo. Preciso saber que Ele me conhece.
Como posso saber que Ele me conhece? Eu vou atrás da verdade do que Deus diz, e eu acredito que eu sou, pela graça de Deus, eu acredito que eu sou quem Deus diz que eu sou. Preciso ser renovado em minha mente – Romanos 12:2. Tiago 1:21 diz: “… aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.” A salvação de sua alma é o acabamento de sua fé. Receba com mansidão a palavra implantada. Ele diz: Não sejam apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra. Porque quem ouve e não faz é quem se olha no espelho, e quando se afasta esquece quem foi; ele esquece sua identidade. Ele não sabe quem ele realmente é. Não seja apenas um ouvinte, mas seja um fazedor. Como posso ser um fazedor? Comece a ler. Sim, mas onde devo ler? Comece com os Evangelhos e com as Epístolas, e aprenda e entenda o que Deus diz sobre você. A Palavra é a maior prioridade da minha vida. Fora de tudo, em todos os lugares. Quando você lê a Palavra, seu cérebro não é mais deus. Deus sopra em Sua Palavra, e ela ganha vida.
Você é chamado a luz do mundo. Quando você começar a ver o que Deus diz sobre você, Ele começará a renová-lo no espírito de sua mente. Ele transformará a maneira como você pensa sobre a vida. Ele vai tirar a sabedoria mundana. Ele entrará em você na sabedoria divina. Você será um povo cheio e disposto a dar bons frutos sem parcialidade, sem hipocrisia. E você começará a viver sua vida completamente livre de quem você era. E agora você será uma violação para as pessoas que não pensam assim, então espere a perseguição porque ela virá. Assim que você começa a acreditar que você é quem Jesus diz que você é, você automaticamente se junta à lista dos “mais odiados”.
As bem-aventuranças nos dizem nossa porção. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça. Abençoado é você quando as pessoas dizem falsamente todos os tipos de coisas erradas sobre você por causa do nome Dele. Eles vão pensar que estão fazendo isso por Deus, vindo contra você, mas o que eles estão fazendo é de um lugar sem intimidade. Eles não têm relacionamento. Eles não acreditam que podem se livrar de seu passado. Eles não acreditam que podem se livrar da identidade de um pecador e serem movidos para a realidade de um santo porque um santo é separado. Santo e separado por Deus. E quando você acredita que pode realmente ser um, não é que você recebe um cartão de visita que diz “Santo Todd” – isso é distorcido e estranho; nunca faça isso. Nós éramos pecadores que fomos salvos pela graça por meio da fé. Fomos chamados de santos pelo Pai. Pastores, apóstolos, profetas, evangelistas e mestres são para equipar os santos para as obras do ministério. Assim, mesmo as pessoas religiosas que odeiam a realidade de você dizer que você pode realmente ser um santo aos olhos de Deus não acreditam na própria Escritura que eles leem. Então, se você é santo, separado por Deus, você não acha que sua mente também deveria ser? Seria ótimo. A imoralidade deixaria sua vida. Você nunca mais pensaria em pornografia porque começaria a amar a Deus de todo o coração, mente, alma e força. Se você ama a Deus com toda a sua mente, não há como a pornografia cruzar sua tela novamente, porque agora você ama a Deus com toda a sua mente; portanto, essa coisa tem que morrer em sua vida. E quanto mais você se apaixona por Jesus, e quanto mais você vê quem você é e quem Deus diz que você é e como você está certo com o Pai, de repente você começa a ser convencido da justiça, e quando você está convencido da justiça, o fruto é a santidade. Quando você está enraizado e fundamentado no amor, de repente, isso torna a árvore boa.
Deus quer quebrar seu coração por um mundo perdido e moribundo, mas Ele quer que você viva uma vida quebrada de humildade, sabendo que você não pode fazer isso sem Ele, que você não pode viver um dia sem a Palavra, e que você não pode funcionar sem a Verdade. Ele quer que você seja tão dependente dEle que a Bíblia se torne a própria linguagem que você fala onde, de repente, você fala apenas Jesus – todos os dias, em todos os lugares. Ele quer que você se apaixone por Ele.
Ele quer que você veja o quanto Ele o ama e cuida de você, o quanto Ele quer abraçá-lo, mimá-lo e cuidar de você.
Tantas pessoas não se alimentam do leite da Palavra – elas nem mesmo desejam o leite da Palavra. Eles estão tentando ler livros para chegar a Deus, mas Seu Filho É o Livro! E Ele amou tanto o mundo que deu Seu único Filho para que você pudesse conhecê-Lo, e em vez de ir lá para saber quem é Deus, vamos às revelações de diferentes pessoas para obter o que elas têm. Deus não quer que você seja um eco. Ele quer que você seja uma voz. Ele quer que você conheça a Sua voz. Ele quer que você saiba que Ele está orgulhoso de você. Ele não está com raiva de você. Ele está satisfeito com você. Ele não está satisfeito com o nosso pecado. Ele está satisfeito com você porque você ousou dizer: “Jesus, eu creio”. E Ele nos suporta em nossas deficiências, e Ele nos suporta em nossas coisas, e Ele conhece a fraqueza da humanidade. E a parte mais fraca da humanidade é o orgulho porque é a parte mais forte de um homem – isso ele pensa. Ele pensa com orgulho e acha que isso o torna forte, mas é a parte mais fraca da humanidade. O orgulho precede queda. Ooo, ele está me segurando agora, amigo. Uau. Eu não me lembro de estar tão quebrado antes na minha vida.
Não me lembro de ter me sentido como me sinto em relação ao Corpo de Cristo e de ver onde ela está agora e saber o que está por vir. Porque o que está por vir é ruim. Não a Igreja. O mundo. O que está por vir é ruim. As pessoas ficam tipo, bem, não, vai melhorar. Não. Vai ficar mais escuro, mas vamos brilhar mais. Mas se sua perspectiva não mudar, quando a escuridão vier, você será engolido por ela. A Bíblia diz que se Deus não abreviasse, até os eleitos seriam enganados. Isso é muito intenso porque seria preciso muito para me enganar. Eu imagino. Tipo, você pode tirar tudo de mim, e eu ainda o amaria. Mas a prioridade na lista cristã não tem sido “renove sua mente”. A prioridade na lista cristã é “ir à conferência” e “ouvir a adoração”. A prioridade da lista é não ficar quieto, porque quando ficamos quietos, a tempestade lá dentro é mais forte do que lá fora. Então agora estamos nos perguntando: Como posso encontrar Deus? Bem, eu acho que tenho intimidade, mas eu questiono, porque quando eu fico quieta, todos esses pensamentos vêm e rolam, e eu não sei como desligá-los. Vamos, cara. Isso é real para todos – de líderes a fiéis. Esta é a vida. O inimigo quer atacar nossas mentes consistentemente para que ele possa pegar sua alegria e esmagá-la com a vida, e ele pode atingir você com uma prova, e essa provação não produz felicidade. Essa provação produz dor e fuga, e sobrevivência. E como vou conseguir? Como vou sobreviver? Porque não construímos confiança em Quem Deus é nosso Guardião, em Quem Deus é nosso Pai. A Bíblia diz em Mateus 23:9, 10: “A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus. Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo.” Isso é o que a Bíblia diz. Então, diz que Deus precisa ser a maior prioridade como seu professor.
Mas se continuarmos confiando em livros e em pessoas diferentes falando, nunca criaremos urgência de relacionamento com o Mestre e seremos levados por todo vento. de doutrina.
A maturidade cristã não é julgada por quanto tempo você é um, mas é medida por sua revelação de justiça e pela realidade do que você sabe sobre a obra consumada, e se você realmente acredita que Deus não se lembra mais de seus pecados e de suas ações ilegais. Porque se você realmente acreditar nisso, nunca mais pensará no seu passado. A maturidade cristã é construída naquele lugar ali mesmo. É aí que começa a preparação para a maturidade, e nunca termina. Jesus disse que quando o Espírito Santo vier, Ele fará três coisas: Ele convencerá o mundo do pecado, da justiça e do julgamento. Do pecado porque não acreditam nEle. Da justiça porque Ele vai estar com o Pai. De julgamento porque o governante deste mundo foi julgado.
É verdade. Chegamos a Jesus e, de repente, somos convencidos de nosso pecado. Percebemos que Jesus é real; oh meu Deus, Ele é realmente real! Pai! Me perdoe! Eu pequei! E então ensinamos às pessoas que, quando dizemos “sim” a Jesus, confessamos nosso pecado, que Ele nos perdoou e que agora somos cristãos. Nascemos de novo agora, mas nunca ensinamos aos novos crentes em que nascemos. Você nasceu em um relacionamento totalmente novo com um Pai amoroso que nunca o afastará, que nunca o rejeitará, que nunca dirá coisas ruins sobre você, que apenas o amará e se aproximará de você porque a Bíblia diz que se você se aproximar de Deus, Deus se aproximará de você. E a urgência da vida quando você nasce bebê é beber da mãe ou da mamadeira, e se você não tem o leite, você morre porque um bebê precisa de nutrientes, mas o bebê também tem que passar dos nutrientes de leite para comida de bebê e para comida regular – para carne. E à medida que um cristão cresce, a primeira coisa que um cristão precisa é de leite espiritual, mas esse leite espiritual – posso prendê-lo à mamadeira para ensiná-lo a beber, mas você tem que sugar essa bebida e você tem que querer esse nutriente. E você tem que querer amadurecer para comer carne. Você está bem? É melhor aprender a beber. É melhor aprender a comer. E é melhor você posicionar seu coração para não entrar nessa coisa de passar por cima e ganhar nós no cinto por realizações. Você tem que querer ser transformado com a capacidade de transformar. Isso é discipulado! E é exigido de todos nós!
A palavra ‘cristão’ significa alguém semelhante a Cristo, que significa “ungido com a capacidade de ungir”. Você deve saber quem é Deus. Ouça, se você não acredita que está perdoado e se não acredita que seu pecado foi lavado, você não terá intimidade com Deus, e se não tiver intimidade com Deus, você não engravidará. E Deus quer você grávida Dele. Cristo em você é a esperança da glória; Cristo saindo de você é essa esperança sendo revelada. Deus quer que você entregue Jesus onde quer que vá, mas Ele quer você tão grávida da Verdade que você não pode deixar de falar sobre isso. Ele quer que você esteja tão saturado com Seu amor que não há nada que possa tirar isso, que não haja nada que possa tirar o amor de Deus de você. Ele quer que você seja tão possuído por Seu coração que você não pode deixar de compartilhá-lo onde quer que vá. Ele quer que você fique tão impregnado – é a melhor palavra, realmente – porque o que vem com essa união íntima com Deus é fruto sagrado. Isso é o que nasce da intimidade. E onde quer que você vá, você está reproduzindo. É para isso que você foi chamado a fazer: reproduzir. O que significa a palavra ‘discípulo’? Significa reproduzir.
Jesus disse em Mateus 28:19, 20: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês…” O que é um discípulo? Alguém que se apaixona por Deus de tal forma que fica tão próximo de Deus, tão íntimo de Deus, que engravida e produz discípulos. E então aqueles discípulos engravidam e produzem discípulos, e de repente o mundo inteiro é coberto com Sua glória. Um discípulo é aquele que continua em Sua Palavra; aquele que nega a si mesmo, toma a sua cruz e segue Jesus; aquele que aniquila o egoísmo com abnegação. Um discípulo é aquele que pensa como Jesus em Filipenses 2, onde embora Jesus tivesse reputação, Ele se considerava sem reputação, mas se humilhou e se tornou um servo. E estamos ardendo de amor, e somos pessoas de fogo que estão apaixonadamente em chamas por Deus, e nada pode nos afastar Dele. Porque Ele é amor.
Jesus é a imagem visível do Deus invisível.
Quando você vê Jesus, você vê o Pai. Ele é a imagem expressa do Pai. Como portadores da imagem, somos a imagem de Deus para todos que encontramos. A Palavra de Deus é a maior prioridade em sua vida.
Com amor,
Todd White
Fundador do Lifestyle Christianity