Sempre que você dá testemunho do que Deus fez em você, você impregna o ar para que isso aconteça novamente em outras pessoas. Nunca se esqueça disso. As pessoas me perguntam: “Quantas vezes posso compartilhar meu testemunho?”, e eu digo: “Tantas vezes até que ele se reproduza em todas as outras pessoas!”
O discipulado é a prioridade da vida cristã. A Bíblia diz: Ide por todo o mundo e fazei discípulos. Quando você é salvo, agora você entrou no discipulado. É um programa de discipulado onde você deve ser pai e ensinado por Deus. Você não é discípulo de ninguém. Você é um discípulo de Deus. Você é um filho ou uma filha. Mas, por um tempo, precisamos de pessoas que nos ajudem a entender como é o discipulado para que possamos entrar nele. Há pessoas que usam como distintivo de honra: “Eu discípulo esta pessoa” ou “Eu sou o pai desta pessoa” porque isso as faz se sentirem melhor consigo mesmas, mas é uma coisa perigosa. Você fará alguém co-dependente de você para existir. E se houver co-dependência de uma pessoa, então Jesus não é mais seu Senhor. Você está comigo? Jesus é sempre Senhor; Ele é sempre rei. Você é um co-herdeiro, e Deus é seu Pai. Eles são os melhores professores de todo o universo. Nunca há nada como isso, e Ele ensina a você todas as coisas que são verdadeiras e nunca o enganará.
Jesus disse: “Será melhor para você que eu vá embora. Se eu não for, Ele não virá.” O que poderia ser melhor do que caminhar com Jesus? Vamos lá, quando você é um discípulo e está andando de mãos dadas com Jesus na carne, não há nada melhor do que isso, certo? Você está brincando comigo? Você está acordando com Jesus. Cada dia é preenchido com Deus na carne – você é um homem ou uma mulher completamente dominado e infundido com Deus. Você está andando com Ele todos os dias. E Ele diz: “Será melhor que eu vá embora.” Isso deve ser difícil! Quer dizer, os discípulos devem ter surtado quando Jesus disse: “Eu vou embora, e para onde eu vou, você não pode vir. Eles estavam tipo: “opa, opa, opa!” Tipo, se Ele dissesse isso para mim e eu estivesse com Ele por três anos e meio, e como João diz, os livros nem poderiam conter tudo o que Jesus fez – estamos lendo apenas um relato geral. Os livros não podem contê-lo, mas você está nele, então está vendo e vivendo com o conteúdo que poderia preencher livros e livros. E Ele diz: “A propósito, estou indo embora.” Eu diria: “Você não pode ir!!! Não, você não vai a lugar nenhum. NÃO!” Certo?
Jesus diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim.” É uma das Escrituras mais famosas. Mas esses discípulos não conheciam o Pai. Então eles estão pensando: “Ok, oh meu Deus, bem, se você vai embora e vai para o Pai, então mostre-nos o Pai.” E Jesus diz: “Há tanto tempo estou convosco que não me conheceis? Quem me vê, vê o Pai. Você não percebe que o Pai está em mim? E eu estou no Pai?”
E então Ele nos diz para segui-lo, de modo que quando as pessoas nos virem, elas precisam ver o Pai. Bem, como eles podem ver o Pai se você não é discipulado por Ele?
Pessoal! Temos que conseguir isso! Jesus diz em João 16 que, será melhor para você que eu vá embora. Vai ser melhor eu ir embora, porque se eu não for, Ele não vem. Eu tenho que ir, então Ele virá. Então, o que Ele está dizendo é que a presença de Jesus com eles será superada em muito pela presença de Quem vai viver dentro deles. E Ele diz: “Não vos deixarei órfãos. Um órfão não conhece o Pai.” É por isso que os discípulos queriam explodir cidades. Eles não sabiam de que espírito eram. É o espírito de filiação que lhes faltava. Portanto, esses discípulos não sabem quem são, mas têm poder, e os órfãos com poder são muito perigosos. É por isso que seria muito ruim para você insistir em dar presentes fora da identidade, porque você poderia ter um grande ministério e dormir com sua secretária, trair sua esposa e quatro filhos, em um segundo. Por quê? Porque seu dom abriu espaço para você, mas seu caráter não se sustenta porque você não tem intimidade e nem relacionamento. Qualquer pessoa pode estudar e ensinar. A Bíblia não diz: Estude e ensine para se mostrar aprovado. A Bíblia diz: Estude e mostre-se aprovado.
Na época em que fui salvo, não estava um pouco perdido. Eu estava muito, muito perdido. Algumas pessoas acham que estão apenas um pouco perdidas, e isso é um problema porque a autojustiça bloqueia sua intimidade. Se você cresceu na igreja, pode pensar: “você é um homem de sorte, tenho muito a desaprender.” Isso bloqueia você também. Seu cérebro não foi construído para desaprender; é construído para ser renovado. Você não pode desaprender. Apenas fique a sós com Ele e peça a Ele para respirar com o que você tem. Mas isso envolve intimidade, envolve relacionamento. Você não pode desaprender o suficiente. Satanás o colocará na “roda de desaprender” e você nunca poderá sair dela porque sempre haverá uma velha doutrina religiosa que virá à mente. Você ouve uma Escritura e vai pensar: “eu me lembro quando eles tentaram colocar isso sobre mim.” Sim, mas não é spara ser colocado sobre você, é para ser colocado dentro de você.
Todo cristão é chamado, mas poucos descobrem. Isso é assustador, cara. Largo é o caminho; estreito é o caminho. Estreito é o caminho que conduz à vida. Temos que ter a verdade porque a verdade nos liberta e nos mantém livres. A bondade de Deus leva ao arrependimento. O que é arrependimento? Não é apenas mudar a maneira como você pensa. Se eu mudar a maneira como penso sobre algo, mas não da perspectiva da verdade do que Deus diz, agora mudei minha mentalidade do caminho que parece certo para um homem, para outro caminho que parece certo para um homem. Isso não é arrependimento. Porque podemos dizer que é a mudança de sua mente, mas eu tenho que ter minha mente voltada para as coisas do alto, e tenho que ter minha mente consumida com a maneira que Deus pensa, porque a maneira que Deus pensa é a maneira certa. E eu tenho que acreditar, sem sombra de dúvida primeiro, que a Palavra de Deus foi engrandecida acima de Seu próprio nome. Não posso dizer que amo a Deus a menos que honre a infalível Palavra de Deus.
Lemos muitos livros, fomos educados e criados de uma certa maneira, e há muitos cristãos por aí que acreditam que a Bíblia é apenas um livro escrito por homens. E os homens são falíveis. Eles são. Mas a Bíblia não. Não há falha na Palavra de Deus. A Palavra de Deus permanecerá para sempre. Deus a engrandeceu acima de Seu nome.
Quero dizer, aqui você tem Deus, e em cima você tem a Sua Palavra. Ele pensou muito nisso, e sempre que você coloca algo mais alto do que isso, você está em apuros. Tipo, é o orgulho que precede a queda. Portanto, o “problema” com a Palavra é que ela não se destina ao seu cérebro. Portanto, pessoas inteligentes com livros podem tentar o dia todo, mas não conseguirão com o cérebro. É para o seu coração. Você tem que entrar no lugar secreto porque pode memorizar toda a Bíblia, e isso não mudará sua vida. Você pode memorizar a Palavra. Você pode citá-lo. Conheço pessoas que memorizaram capítulos, mas suas vidas não mudaram. A memorização é incrível, mas não se trata apenas de memorização; é sobre a prioridade da intimidade. A prioridade é o relacionamento.
É muito importante para você viver uma vida livre de culpa, vergonha e condenação. O primeiro lugar que Deus quer restaurar é uma consciência limpa porque é o primeiro lugar que o pecado contaminou. Quando sua consciência está limpa, você tem uma tela completamente em branco para Deus escrever. E Deus pode renová-lo no espírito de sua mente sem contestação. A mente carnal está em guerra contra Deus. Está em inimizade contra Deus. E você ainda pode ter as Escrituras e estar em guerra contra Deus. As pessoas estudam a Bíblia para fazê-la soar da maneira que desejam. Eles tiram as coisas do contexto e constroem sermões sobre coisas que estão fora do contexto e, portanto, estão dizendo que a Palavra está dizendo algo que não está realmente dizendo. Portanto, queremos ter muito cuidado para garantir que percebemos que está dizendo o que está dizendo. Sempre que vir um “portanto”, descubra para que serve. Leia antes e depois, descubra o contexto; não faça apenas frases e frases de efeito, cara. Quero dizer, aprofunde-se e descubra por que está lá. Se você vir uma Escritura que se destaca para você, vá antes e depois dela, certificando-se de vê-la no contexto do que Ele está dizendo. Você está comigo?
Hebreus 4:11-12 diz: “Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4 está falando sobre descanso. Hebreus 3 está falando sobre ser diligente em não endurecer o coração como no dia da rebelião. Hebreus 4 diz, portanto, resta-nos poder entrar em Seu descanso. O descanso de Deus – este é o caminho estreito, a porta estreita. Quero dizer, quantas pessoas no corpo de Cristo estão preocupadas, estressadas e ansiosas? Muitos. Essa é a Estrada Larga.
Estrada estreita é descanso. O descanso vem da justiça.
A retidão é a posição correta, mas também a intimidade total em que Deus nunca desviará os olhos de você e você nunca poderá desviar os olhos Dele. É aí que está a pureza, por que eu desviaria o olhar quando tenho intimidade? É aí que as coisas que costumavam me agarrar nesta e naquela direção são cortadas porque o relacionamento se tornou completo e eu começo a ouvir Sua voz. É aí que está o descanso.
A renovação da mente é uma prioridade absoluta na vida do crente e deve ser o número 1 na lista de discipulado. Minha mente foi sequestrada pelo inimigo. Eu não nasci apenas em pecado. Fomos cultivados pelo próprio inimigo de Deus. E nossas mentes estão cheias do caminho que parece certo para um homem – mesmo que você tenha crescido na igreja. Esta é uma vida cheia do Espírito, mas não é apenas cheia do Espírito para que você possa curar. É cheio do Espírito para que você possa ser uma luz, uma lâmpada, um cristão brilhante, resplandecente e ardente que arde com o fogo do avivamento e a verdade que não transige ou negocia. A única maneira de pensar o que Deus pensa é ter sua mente fixa. Portanto, a prioridade é garantir que você aprenda e entenda que o primeiro lugar da divisão da Palavra de Deus é a separação entre sua mente/vontade/emoções e seu homem espiritual. Seu homem espiritual e Espírito Santo entendem isso imediatamente. Não há dúvida. O Espírito de Deus está treinando seu espírito. Você se torna um espírito com Ele, então vocês são fisgados e ligados. Temos que provar e ver que Ele é bom. Temos que entrar em Seu descanso e entrar na realidade do que é o verdadeiro perdão. Legalismo e amor são coisas completamente diferentes. Você não pode abandonar nada como legalista. Você tem que se apaixonar, cara. Quero dizer, apaixone-se de tal forma que você nem chegue perto de andar na linha sobre um assunto. Eu só vou andar. As pessoas ficam tipo, bem, vou entrar no bar e testemunhar. Bem, eu entendo. Eu não sou contra isso. Mas existe alguma coisa dentro de você que tenha algum tipo de atração para isso? Existe alguma tolerância em você? Para mim, imagine Todd White entrando em um bar e tomando uma cerveja com um amigo. Quão inteligente isso seria? A imagem do iPhone circula na Internet – “Todd White em um bar bebendo. Todd White costumava ser alcoólatra e viciado em drogas.” Por que eu iria querer tocar nessa linha? Por que eu iria querer fazer parte disso? Por que eu iria querer fazer outras pessoas tropeçarem? Eu não ousaria colocar uma pedra de tropeço na frente de ninguém. As pessoas ficam tipo: “Bem, eu não gosto disso, cara. Eu gosto de tomar uma cerveja de vez em quando.” Tudo o que estou dizendo é: tenha cuidado. Preocupe-se mais com o corpo de Cristo do que com uma cerveja. Sabe por que eu digo isso? Porque estreito é o caminho. Muitos são chamados; poucos o encontram. Isso é tudo sobre você. O que você vai perseguir? O que você vai buscar? Como você vai entregar sua vida a Deus ou o que você vai buscar? Você só vai cruzar aqui ou vai correr?
“…Penetrando até a divisão da alma e do espírito.” Seu espírito entende, mas sua alma — mente, vontade e emoções — precisa ser renovada. Precisamos ser renovados no espírito da nossa mente (Romanos 12:1). Devemos ser um sacrifício vivo, santo e aceitável. Não sei se você sabe ou não, mas um sacrifício vivo é todo o seu corpo. Do topo da cabeça até a planta dos pés. Cada parte no meio é uma parte desse sacrifício. É um sacrifício santo e aceitável. Você sabe o que acontece com o sacrifício? Ou é cortado ou queimado. E eu não quero ser cortado. Eu quero meu coração completamente desfeito. Eu quero meu coração sangrando pelo Senhor. Mas vai ficar quente lá em cima. Então você vai pular quando as coisas esquentarem? Ou vai deixar Deus te fumegar?
Quero falar sobre o discernimento dos pensamentos e as intenções do coração. Como um homem pensa em seu coração, ele também é. Diz que do coração fluem as questões da vida. Quando nascemos de novo, ganhamos um novo coração. Jeremias 24 diz que, naquele dia, darei a eles um coração para Me conhecer; um novo coração. Ele tira o coração de pedra e coloca o coração de carne. Quando o evangelho entra – é chamado de circuncisão do coração, certo? Então nosso coração é circuncidado. Com seu novo coração vem toda a Palavra ali. Mas só é acessado através da intimidade no relacionamento. Está mal iluminado. Quero dizer, quantas vezes você, como cristão, andou por algo e não sabia que era a Escritura, mas depois você vê isso mais tarde nas Escrituras e pensa: Oh meu Deus, é por isso. Porque está aí, no seu coração. Mas é a intimidade e o relacionamento com a Palavra de Deus que faz com que o que está mal iluminado receba o relâmpago do céu todos os dias de sua vida, para que se torne cada vez mais brilhante e mais brilhante, para que o que está inscrito em seu coração possa ser inscrito em sua mente. Portanto, é o processo de levar o que está no coração para a sua mente. É essa jornada de renovação da mente.
Mas você tem que acreditar que Deus quer que você renove sua mente.
Quando você entra no evangelho, você é um trabalhador e um soldado. Vamos, você é um colaborador de Deus. Você é um trabalhador – você consegue manejar corretamente a Palavra da Verdade. Você é um soldado alistado em um exército, e nenhum soldado alistado se envolve nos assuntos deste mundo.
Para que eu entenda a diferença entre os assuntos deste mundo e os assuntos de meu Pai, tenho que estudar e me mostrar aprovado. Tenho que passar um tempo em intimidade e permitir que Deus renove e conserte minha mente. Como faço isso? Eu tenho que descobrir as áreas da minha vida onde eu realmente preciso de ajuda. E eu tenho que pesquisar o que a Verdade diz sobre isso para colocar a Verdade. Assim, uma fortaleza de mentira seria arrancada e não teria mais acesso para minha alma. Tiago 1:21 diz: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”. Entenda que a Palavra implantada é uma semente que entra que é capaz de salvar sua mente, vontade e emoções. Receba-o com mansidão, com humildade, admitindo que isso está muito além de qualquer coisa que você possa obter em sua humanidade. Que você pode obtê-lo por meio de Deus, por meio de Seu discipulado de você como filho, porque você não é mais órfão. A mentalidade órfã se foi; a mentalidade do filho se estabeleceu e você será renovado no espírito da sua mente. Esta Palavra está chegando e vai transformar a maneira como você pensa. Vai ser uma transformação de lagarta em borboleta. Não seja um ouvinte, mas um praticante, porque se você é um ouvinte e não um praticante, você engana a si mesmo. Se alguém é um ouvinte da Palavra e não um praticante, ele é como um homem observando seu rosto natural no espelho. Ele observa a si mesmo, vai embora e imediatamente esquece que tipo de homem ele é, mas aquele que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nela persevera não é um ouvinte esquecido, mas um cumpridor da Palavra – este será abençoado em o que ele faz.
Olha, ele está falando sobre identidade. Ouvir e fazer afirma repetidamente a realidade da filiação e intimidade com o Pai. Você é um soldado e, como soldado, Deus lhe deu armas. E as armas que você tem são tão poderosas que não entendemos realmente o poder delas até que se tornem reais em nossa vida e, de repente, algo que costumava ser uma fortaleza em nossa vida não é mais uma fortaleza porque a fortaleza agora se tornou a fortaleza de Deus e Sua fortaleza toma conta da sua vida. Jesus fala sobre um homem forte guardando uma casa. E um mais forte entra, e ele despoja o homem forte de sua armadura. Agora despojado de sua armadura, ele caminha por lugares áridos. Então, o que ele está dizendo é que a mentalidade é dominada pela força da verdade de Deus. A verdade da Palavra de Deus acampa aqui. Mas o que acontece é que, se não for ouvido e feito, vira teoria sem poder. Se você ouvir a Palavra, praticá-la e colocá-la em sua mente, digamos que você esteja lutando contra a pornografia e comece a pesquisar o que significa imoralidade para o Senhor. O que fornicação significa para o Senhor? E o que Ele pensa sobre isso? Então você coloca a Palavra dentro e começa a meditar na Verdade. “Meditar” significa como uma vaca pegaria grama, colocaria na boca, mastigaria, engoliria, traria de volta e mastigaria novamente. A meditação cristã é diferente da meditação oriental porque a meditação oriental consiste em esvaziar a mente. Olha, é impossível. Você sempre tem algo que está por vir. Não, não. A meditação bíblica é exatamente o oposto: ENCHER sua mente. Mas, é encher sua mente com a verdade.
Então o homem forte é eliminado porque sua armadura foi retirada. Um mais forte vem. A Palavra é o mais forte. É vivo e poderoso, mais afiado do que qualquer espada de dois gumes, capaz de separar sua alma de seu espírito. Então agora sua alma – sua mente, vontade e emoções – está sendo renovada, que é o caminho certo para Deus, removendo o caminho que parece certo para o homem. Mas se a Palavra não está dentro de você e você não a pratica, ela é tirada de baixo de você, arrebatada pelo inimigo. Veja, o inimigo arrebata aquela semente, leva embora e a faz se formar sem poder. Você tem que ouvir e fazer. Se você não ouvir e não fizer, não se tornará seu. Se não se tornar seu, você não pode possuí-lo e precisa possuí-lo como Deus o possui. E é super poderoso e super eficaz. Pode levar alguém que não tenha nenhuma grade para ler, zero grade para trabalhar, zero grade para amar, zero grade para perdoar – nada disso – e Ele pode incutir Sua Verdade nisso. Depende apenas de quão faminto você está por mudança e transformação. Essa é a questão. Você está satisfeito onde está? Você está indo atrás dele apenas para isso ou aquilo ou você quer tudo dele? Porque Deus quer que você tenha tudo Dele. Ele adoraria que fôssemos completos. Seria tão incrível se estivéssemos todos bem-arredondados. Você pode ser um cristão e estar em todos os lugares com seu personagem. Não precisamos de outro profeta sem caráter. Desculpa. Não preciso de um evangelista que ganha almas e não entende quem é. Não preciso de um super cristão que tenha uma mega igreja e seja um grande professor e, daqui a 20 anos, ele tenha tido todos esses casos diferentes, e todos eles virão à tona um dia. Então todos que o seguiram por 20 anos se desviaram e viraram as costas para Jesus porque seguiram um homem em vez de Jesus. Não precisamos disso em nossas vidas. Precisamos de Jesus.
As armas de nossa guerra não são carnais. Elas não são mundanas; elas não são armas ou facas. Mas elas são poderosos em Deus para derrubar fortalezas, derrubando ou levando tudo o que se esforça para se levantar contra o conhecimento de Deus.
As armas que Deus lhe deu são divinamente poderosas para levar todo pensamento ao cativeiro, para prender todo pensamento que tenta se exaltar contra Deus.
Não valorizamos isso o suficiente. É aqui que a Palavra de Deus está viva. E para mim, se isso não acontecesse no comecinho da minha vida, eu teria sido um daqueles caras que pressionam para o poder, mas não pressionam para a identidade. Se eu não tivesse conhecido Dan Mohler, não sei o que teria acontecido. Eu constantemente ligo para ele e agradeço. Ele me instruiu a amar a Deus com toda a minha alma, coração, mente e força — todo o meu ser.
Então 2 Timóteo diz que você é um soldado. Como soldado, temos que usar nossas armas. Se você não usar suas armas, você será eliminado. Não importa quem você é. Ninguém é forte o suficiente em sua própria força para conter o inimigo. Se Jesus foi atacado pelo inimigo quando estava no deserto e Jesus usou a própria Palavra, o que faz você pensar que pode ter sucesso de outra maneira? Quero dizer, Ele é a Palavra, cara. No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jesus estava no princípio com Deus, e Jesus é a Palavra que se manifestou. E quando o inimigo veio até Jesus, ele não tentou outra coisa. Ele não disse: Fuja. Ele citou as Escrituras. Por quê? Porque o inimigo não pode derrotá-lo. Mas sem intimidade, o inimigo pode torcê-lo. Sem intimidade e relacionamento, você não saberá a reviravolta. Porque o inimigo disse a Jesus: “Atira-te daqui porque está escrito que os anjos te agarrarão para que não tropeces com o pé numa pedra.” Satanás usou as Escrituras para tentar torcer Jesus, mas ele estava tentando torcer a própria Palavra que estava diante dele. E se eu não entendo a Verdade e não tenho relacionamento com ela, cara, estou com problemas. A coisa número um de Jesus era a intimidade. Ele tinha intimidade além da intimidade e modelou algo para nós que ainda estou tentando entender. Quero dizer, é como se eu mal soubesse disso, mas estou muito feliz onde estou. Mas sei que não estou onde poderia estar. Você está comigo? É como estar satisfeito com Deus. O contentamento divino é um grande ganho, mas saber que há muito mais e continuar com fome mesmo tendo o contentamento divino. Meu contentamento piedoso vem do descanso. Meu contentamento com Deus vem porque estou em paz com Ele – não estou em guerra com Ele. Este é o meu tudo. Eu só quero amá-Lo bem, e isso começa com intimidade e enchendo minha mente com Sua Palavra.
Com amor,
Todd White
Fundador do Lifestyle Christianity