Trabalhando como para o Senhor!

Você não precisa vender o evangelho. O evangelho se vende. Tudo o que você precisa fazer é definir a bondade, a misericórdia e o amor de Deus. Quando saí do Desafio Jovem, vi esta Escritura: Colossenses 3:12-17. E diz: “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.”.

Então Colossenses 3:23-25 segue: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém.”.

Na época em que entrei no Desafio Jovem, historicamente, eu tinha trabalhado em 30 empregos. Eu não conseguia segurar um por muito tempo, e o único trabalho que eu conseguia manter por algum tempo era o de vendas – porque eu era um manipulador e faria e diria qualquer coisa para fechar uma venda. Então, quando eu estava no Desafio Jovem, estávamos conversando sobre trabalho um dia, e eu pensei: “Cara, eu odeio trabalho!” E então vi que quando trabalho, devo trabalhar para o Senhor. E algo me atingiu, e eu disse: “Oh meu Deus, é por isso que eu não podia trabalhar – porque eu estava trabalhando para o homem. E eu sempre tive um motivo para desistir.” Eu sempre tinha uma desculpa – fui demitido por causa disso, ou pedi demissão por causa daquilo e dizia: “Ei, bem, você não entende como eles me trataram. Você não entende o que eles fizeram comigo. Você não me entende.” Muitas vezes, eu ia conseguir um emprego e precisava fazer um teste de urina, e no caminho para fazer o teste eu ficava chapado de drogas. E de alguma forma, acreditava que eu iria passar de qualquer maneira. O que havia de errado com minha mente, certo? Foi corrompida. Distorcida.

Então, agora que saí do Desafio Jovem, minha esposa e eu nos casamos e disse a ela como estava animado – vou conseguir um emprego. E ela disse, “Bem, isso seria ótimo.” Veja, eu a machuquei tanto. Eu nos coloquei em falências, reintegrações de posse – qualquer coisa que você possa pensar, eu fiz. Quero dizer, foi realmente pior do que qualquer coisa que eu poderia te contar. Eu disse a ela que iria procurar no jornal e apenas encontrar um que aparecesse para mim. Então agora eu sou como esse cara de fé e estava procurando no jornal. Procurei na seção “Precisa-se de ajuda” e dizia: “Precisa-se de ajuda: são necessários encanadores experientes”. E eu disse, é esse! Contei à minha esposa que ia conseguir um emprego como encanador experiente. Ela disse: “Querido, ouça. Comece com algo que só precisa de ajuda desejada. Não vá para um trabalho que diga ‘experiência necessária’ porque eles estão procurando por pessoas que saibam como fazer o trabalho. E eu fiquei tipo: “Mas meu Pai sabe como!” Eu sou como uma criança – vou fazer um ótimo trabalho para meu Pai porque estou trabalhando para Ele e não para as pessoas. Portanto, é extremo, parece estranho e não é lógico. Então, fui preencher um formulário e coloquei todas as minhas coisas – todos os meus crimes, contravenções, extradição em toda a América – tudo isso. Preenchi mais do que me pediram. Eu nunca contei a verdade sobre meu passado porque sempre tive medo de que ninguém me deixasse entrar. Tipo, quando você é extraditado para os Estados Unidos – duas vezes – é provável que eles não queiram que você vá trabalhar para eles, certo?

Agradeci muito à recepcionista pela oportunidade e contei a ela sobre Jesus. Ela estava olhando meu formulário e disse: “Oh, senhor, eles precisam de alguém com experiência”. Eu disse: “Meu Pai sabe tudo sobre este trabalho”. E ela disse, “Ohhhh… OH!” enquanto ela olhou para a minha lista.” Ela me agradeceu por ter vindo. No dia seguinte, recebi uma ligação da empresa e eles queriam que eu fosse para uma entrevista. Contei a minha esposa sobre minha inscrição, e ela me perguntou por que eu contei a eles todas essas coisas que eles nem pediram, e eu disse a ela que era porque nunca havia dito a verdade antes, e me senti tão bem! Eu me sentia como uma criança em uma loja de doces. Isso não mudou!

Dizer a verdade o tempo todo, sem disfarçá-la como mentira, mantém meu coração e minha consciência limpos . Eu tenho que falar a verdade.

Então eu entrei e encontrei esses homens, e eles estavam rindo. Compartilhei com eles meu testemunho e disse que faria um ótimo trabalho por eles se me dessem a oportunidade. Eles disseram: “Escute, precisamos de alguém com experiência e nunca vimos um candidato como este em nossas vidas, mas vamos dar uma chance a você.” Tipo, é absolutamente o oposto de como você veria essa entrevista. Consegui o emprego e meus empregos progrediram e, à medida que progrediram, o aumento do que eu via todos os dias no trabalho também progrediu. Podemos afetar muito as pessoas com quem trabalhamos se não vivermos como loucos. No seu trabalho, você tem que trabalhar. Surpresa, surpresa. O corpo de Cristo tem uma mente tão celestial que eles são terrestres esquisitos. Seu chefe está procurando alguém que possa produzir. Isso é ética de trabalho. E quando você está trabalhando para Deus, é mais do que apenas ética de trabalho. Há uma graça sobrenatural em ser um colaborador de Deus, em fazer meu trabalho para o Senhor, porque Ele me capacita para trabalhar assim como Ele me capacita para o ministério. Meu trabalho é meu campo missionário.

Ouça, não é uma medalha de honra perder seu emprego para o Senhor. 1 Timóteo 5:8 diz: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” Não seja condenado nisso; apenas seja condenado. É hora de brilharmos, cara. Veja, não precisamos apenas de um emprego cristão. Precisamos de um trabalho onde possamos brilhar Sua luz, e você não pode brilhar a menos que esteja na escuridão. Se todos dentro do seu local de trabalho são cristãos, é difícil para você brilhar. Se o lugar onde você trabalha não tem muitos cristãos, mas você está lá, então você consegue brilhar no meio de uma geração perversa e corrupta, brilhando como uma luz, trazendo a verdade do evangelho. São as Boas Novas. Deus está em você; Ele quer trabalhar através de você.

Então, eu fui para este trabalho e não sabia nada sobre a colocação de canos. Já estava compartilhando meu testemunho, dizendo a meus colegas de trabalho que Jesus os ama, e me diziam para calar a boca, mas apenas falava a eles que estaria por perto e continuarei trabalhando – porque não estou trabalhando para eles, eu estou trabalhando para Jesus! O capataz sob o qual estava trabalhando, que exigia um pedreiro experiente, é ateu. Logo pela manhã, ele me disse para tirar o “branco” dele. Eu não o contradisse a ele ou fiquei irritado. Eu o honrei e lhe dei tanta graça. Minha equipe inteira já me odiava. Eles zombavam de mim. Mas eu sentava lá lendo meu Novo Testamento durante os tempos de espera entre os assentamentos de canos.

Parece uma arte cristã perdida para realmente ser uma. Um chefe descrente deve estar tão animado em ter você lá porque você trabalha mais e supera todos que estão em sua equipe, e você não está procurando o elogio do homem porque você já tem a aceitação de Deus. Porque agora você está vivendo o estilo de vida de Cristo. Agora você está fazendo o seu trabalho para o Senhor, o suficiente para que as pessoas reconheçam que algo está diferente em você – sem necessariamente perceber, elas veem Deus em você. Você não precisa participar de jogos, piadas e falar sobre as pessoas. Você pode realmente viver como uma luz em um lugar escuro, e queimar e brilhar para Jesus.

Então Jesus estava trabalhando nesses caras. E em três meses, nos tornamos a segunda equipe de encanamento em toda a empresa. A equipe à nossa frente estava junta como uma unidade há sete anos.

Por três meses e meio, estava orando pelas pessoas, e elas pensavam que sou um lunático porque ninguém estava sendo curado. Mas eu continuava queimando por Deus.

Provérbios nos diz que o preguiçoso odeia o trabalho. O desejo do preguiçoso será a sua morte, porque suas mãos se recusam a trabalhar (Provérbios 21:25). Ele adora dormir. Como uma porta gira em suas dobradiças, o preguiçoso gira em sua cama (Provérbios 26:14). Ele dá desculpas. Ele acredita que é sábio, mas é um tolo. Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem com discrição (Provérbios 26:16). O negligente na sua obra é irmão do destruidor (Provérbios 18:9). Provérbios também nos diz no final o que está reservado para o preguiçoso. Uma pessoa preguiçosa torna-se um servo ou um devedor. Mãos diligentes governarão, mas a preguiça acaba em trabalho escravo (Provérbios 12:24). Seu futuro é sombrio. Ele pode chegar à pobreza. A alma do preguiçoso deseja e nada alcança, mas a alma dos diligentes se enriquecerá (Provérbios 13:4). Isso é muito pesado.

1 Coríntios 10:31-33 diz: “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus. Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.”. 1 Timóteo 4:12 diz: “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.” Em 2 Timóteo 2:10 segue com: “Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.”

Cada momento que um dia tem deve ser redimido para os propósitos da glória de Deus. O dia tem 24 horas, e eu quero resgatar esse tempo para o Senhor, porque Ele criou o tempo, então Ele me colocou no tempo, para revelá-Lo no tempo, o tempo todo. Não me importa onde está o seu trabalho. Eu não me importo se está virando hambúrgueres, se está servindo café, trabalhando no Walmart ou trabalhando em um escritório de advocacia. Não importa o que seja – faça para o Senhor. Apenas faça algo para que você possa conectar seu coração cristão com a mentalidade de alguém que quer glorificar a Deus, e faça isso ao Senhor com tudo o que você é, para que você possa ser fiel no pouco, para que, quando vier o muito, Deus veja e Ele possa lhe dar o muito. Mas se você não consegue ser fiel no pouco porque tem desculpas como: “Bem, eu não gostei deles.” Ou: “Eles não me trataram bem”. “Eles falaram errado comigo.” “Eles não fizeram isso; eles não fizeram aquilo.” Aqui está: é como Adão no Jardim do Éden. “Foi a mulher que você me deu.” O que acontece quando o pecado entra? A transferência de culpa começa. Uma falta de propriedade. O que é propriedade? Simples assim: aceite, cara. Não diga: “Perdi aquele emprego”. Por que você o perdeu? “Bem, eles…” Não, bem, VOCÊ. É a coisa mais difícil para as pessoas conseguirem. A coisa mais fácil de fazer é transferir a culpa. Agora, por favor, entenda que não estou condenando ninguém. Estou lhe dizendo, em todo o corpo de Cristo, especialmente em cristãos carismáticos e cheios do Espírito, falta trabalhar para o Senhor. Não falta na igreja religiosa, no entanto. Porque eles funcionam. Pessoal! Pessoas religiosas trabalham! Eles realmente trabalham duro. Mas as pessoas ficam cheias do Espírito e, de alguma forma, o pêndulo vai para o outro extremo.

Cara, as pessoas me dizem há anos: “Sou chamado para fazer o que você faz” e eu fico tipo: “O que você acha que eu faço?” “Sou chamado para orar pelas pessoas onde quer que eu vá.” Eu pergunto: “Onde você trabalha?” “Bem, o Senhor me disse para largar meu emprego.” “Ok, bem, você tem família?” “Sim, tenho três filhos; minha esposa não entende, no entanto.” Bem, vamos voltar. Não estou tentando ser mau. Eu quero ouvir o coração deles. Porque eu conheço pessoas onde na verdade era o Senhor. E são situações extremas, e Deus apareceu, mas a realidade disso é que Deus apareceu. Se for você, você apareceu sem Ele. Não podemos nos dar ao luxo de ser cristãos esquisitos. Precisamos ter uma mente tão celestial que sejamos incríveis na Terra. Precisamos estar tão cheios de Jesus que não importa o que façamos, não importa onde estamos conectados, não importa para onde vamos, não importa onde pousarmos, não importa onde esteja o caos, a preocupação ou o medo – nós prosperamos. Se algo estiver difícil, vá atrás do Senhor; Ele o ajudará a superar isso. Mas precisamos confiar Nele. Vá atrás Dele. Não diga apenas que você O conhece em teoria, então se afaste Dele em seu trabalho.

Se eu perguntasse ao seu chefe sobre você, ele me diria que você é um trabalhador incrível e ama o que faz? Você brilha? Você está brilhando e liderando como um exemplo onde seu chefe está totalmente deslumbrado com você, com o que você carrega, com o que você acredita? Ou você é um reclamante, assim como todo mundo? Isso não é mau. Eu quero que você brilhe e brilhe. Não me ouça com uma voz de condenação porque você pode me ouvir através do legalismo agora mesmo.

Não quero que você seja apenas um cristão que só pode funcionar no reino do ministério da igreja.

Então, estava trabalhando e fazendo meu trabalho para o Senhor, e isso é incrível. Três meses e meio depois, milagres começaram a acontecer. Agora todo mundo estava assustado com esse cara que eles chamaram de hipócrita, mas realmente, a razão pela qual eles disseram, era porque eu estava orando pelas pessoas e nada estava acontecendo. Eles simplesmente não entendiam o que estavam tentando dizer. Então as pessoas estavam sendo curadas. Lembro-me de um dia em que estava na trincheira, Tony era o operador da enxada – aquele que desenterrava as coisas. Um dia, estávamos no intervalo, e olhei para fora e, a quatrocentos metros de distância, vimos um inspetor que estava lá fora com um chapéu branco. E eu disse a Tony: “Aquele cara ali – na corrida da 8ª série, rompeu o joelho”. Ele disse: “Cale a boca, cara”. E eu falei: “Estou falando sério, cara”. Ele disse: “Não, você não está.” Eu disse: “Sim, estou”. Ele disse: “Vamos, vamos”. Então corremos pela terra. Ele correu mais rápido. Chegou lá sem fôlego e Tony disse: “Diga a ele. Diga a ele, cara. Ele tem algo para lhe dizer.” Eu disse ao cara o que disse a Tony. Ele diz: “Como… você sabia disso?!” E Tony disse: “NÃO!” Agora estava fazendo um ótimo trabalho e o sobrenatural é profundo. Então eu orei por esse cara, e ele fica completamente curado. Tony estava branco como um fantasma e não sabia o que dizer. Eu corri de volta e ele caminhou de volta. Voltamos ao local e ele nem falou comigo pelo resto do dia. Ele sorriu para mim, apenas balançando a cabeça. Ele disse: “Te vejo amanhã”. Eu disse: “Tudo bem, amigo”. Agora Tony estava vendo milagres, Scott estava vendo milagres, Brad estava vendo milagres em minha vida todos os dias. E estou fazendo meu trabalho para o Senhor, e não estou diluindo – estou indo mais forte. Não porque estou querendo ser demitido. Vou dizer: às vezes pensamos que, se perdermos nosso emprego por Jesus, é uma medalha de honra. Não é um distintivo. Não estou querendo perder meu emprego. Se eu estou fazendo meu trabalho para o Senhor, por que ser demitido faria parte disso? Não, eles precisam de mim lá.

Acabei machucando o joelho no trabalho e tive que fazer uma cirurgia. E eu literalmente vi 43 joelhos curados enquanto o meu estava rompido. Foi quebrado e não foi milagrosamente curado. E foi uma loucura, e não vou deixar meu cérebro pensar: “Por que meu joelho não sarou?” Não, não, não – eu vi 43 joelhos curados enquanto meu joelho estava passando por uma cirurgia. Tempo louco! Isso é um destruidor de mentes. Então, depois que meu joelho sarou, acabei conseguindo um novo emprego, desta vez como capataz. Estava trabalhando com um monte de caras da construção que saíram da cadeia. E eu apenas vivo minha vida com Jesus na frente deles. E os milagres eram absurdos. Estava no telhado de uma casa de três andares com esse cara, e o conhecimento sobrenatural veio para mim. Deus estava me dando a habilidade para trabalhar e aprender. Então meu colega de trabalho não acreditava em Deus. Ele é um ex-banger de gangue, você sabe, e eu gritei para ele: “Ei, cara, você tem um ombro direito rompido, certo?” Ele respondeu: “O quê? Com quem você está gritando?” E o cara ao meu lado disse: “Cara, seu estúpido.” O cara disse: “Sim, rompi meu ombro”. E o cara ao meu lado diz: “O que?!” Ele está totalmente apavorado. Eu gritei: “Basta colocar a mão no ombro, cara. Jesus vai curá-lo agora mesmo!” Então eu orei, e ele começou a surtar e foi curado. Descemos a escada para ir compartilhar com ele. Esse cara estava me observando. O nome dele é Todd. Caminhamos até ele. Eu disse: “Cara, você tem fugido de Jesus. Você tem um chamado em sua vida. O que você está fazendo?” O cara nasceu de novo. E então meu amigo, com quem estou trabalhando nasceu de novo. Por quê? Porque posso fazer meu trabalho para o Senhor e não para as pessoas. Brilhe no seu local de trabalho. Não deixe que seja um t-r-a-b-a-l-h-o; que seja o seu amor. Brilhe e brilhe! Que seja outro caminho para representar Jesus – é uma oportunidade emocionante! Podemos brilhar e ser uma luz em um lugar escuro onde as pessoas nos veem trabalhando e dizem: “O que há com você, cara? Tipo, só o fato de você não reclamar, quem é você?” Isso assusta as pessoas porque você simplesmente não participa das coisas delas. Agora, se eles não são cristãos, você deve ter muito cuidado ao trazer uma correção forte e piedosa para as pessoas que não são salvas. Eles não entendem, e você será visto como um fariseu. Portanto, há uma boa temperança nisso, mas você pode crescer e aprender, e deve falar a verdade com amor. É muito difícil confrontar as pessoas que não têm um espaço para Deus, mas conforme você vive sua vida e queima com uma luz brilhante e brilhante, elas abrirão um espaço para Deus porque você se torna a nova rede delas.

Seu trabalho é seu campo missionário.

Não negligencie a realidade do seu local de trabalho. Deus quer fazer isso através de você. E Ele não precisa que você seja tão zeloso a ponto de não conseguir fazer seu trabalho. Se você quer ser excessivamente zeloso, faça disso sua ética de trabalho. Tipo, torne sua ética de trabalho absolutamente incrível; queime como fogo, faça seu trabalho, trabalhe em círculos em torno das pessoas. Se você não se cansar de fazer o bem, no devido tempo colherá uma colheita, se não desanimar. A Bíblia diz que você e eu devemos suportar dificuldades por causa dos eleitos de Deus. E essas pessoas no seu trabalho são os eleitos de Deus, e eles não sabem disso, mas se você apenas suportar as dificuldades por causa deles, suportar o sofrimento, sofrer por fazer o bem é louvável diante de Deus, você colherá uma colheita. Mas não deixe seu trabalho escorregar e diga: “Eu só quero estar no ministério, só quero estar perto de cristãos”. Você brilha mais forte no escuro. A luz brilha mais forte na escuridão. Portanto, não deixe que as pessoas o afastem da luz que está em você; deixe a luz que está em você atrair as pessoas a Cristo e certifique-se de que seu trabalho se torne um dos lugares mais importantes em que você manifesta Jesus. Deixe sua luz brilhar para que as pessoas venham ao Senhor e glorifiquem a seu Pai do céu por causa de suas boas obras!

Com amor,

Todd White

Fundador do Lifestyle Christianity