Eu quero falar sobre cura e acreditar em Jesus para a cura porque é isso que Ele faz e é quem Ele é: o Curador.
As pessoas dizem, “Bem, eu não acredito nisso.” Bem, é duro. Eu estou falando sério. A realidade do amor de Deus é tão incrível e tão abundante que, se você entender, toda a sua vida muda! Não estou falando de uma pequena mudança – estou falando de uma transformação radical, porque a graça capacita uma transformação radical. Eu sou tão ridicularizado por causa da questão da cura, o que me faz querer buscá-la ainda mais. Eu sou ridicularizado por falar em línguas, praticamente por tudo. Mas estou em união com Deus. Minha alma está em união com Deus. Quero dizer, quando nasci de novo, entrei em união com Deus em meu espírito. Mas, mais importante, depois que nasci de novo, minha alma teve que entrar em união com Deus. Se essa união não acontece, você não pode viver e andar, e não terá esse lugar onde você descansa Nele. Em vez disso, você tem esse lugar onde continua lutando para tentar ser uma pessoa melhor, mas você não pode se esforçar para ser uma pessoa melhor. Você precisa perceber que é a Pessoa de Deus que te torna melhor.
Mas você precisa se conectar com Deus nesse lugar onde sua alma está em união com Ele, onde você constantemente direciona sua mente para Ele, Sua voz, e ativamente nega a voz do inimigo porque você conhece a voz do Pai. Se toda a terra geme pela manifestação dos filhos e filhas de Deus, pela realidade da filiação – essa é a única maneira de responder a esse gemido! Eu sei que todos já ouvimos falar da armadura de Deus, mas quero mostrar algo que é tão vital. Diz em Efésios 6:10-12 (NKJV): “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue…”
Em 2 Coríntios 10:4, Paulo nos diz: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas…” Não temos armas carnais, não se trata de facas, armas de fogo, arcos e flechas. As armas que Deus nos deu são divinamente poderosas para derrubar fortalezas. Precisamos entender o que isso significa, porque as fortalezas que estão em sua alma – sua mente, vontade e emoções – estão te impedindo de alcançar esse lugar de união com Deus. Eu foco muito na alma porque é o lugar onde você é atacado pela sua vida mental: todas as coisas que vêm contra você, toda a bagunça, toda a culpa, toda a vergonha, todo o arrependimento, todo o medo, toda a condenação, toda a depressão, toda a ansiedade – são coisas com as quais sua alma lida. Seu espírito não tem medo. Seu espírito está em união com Deus, se você nasceu de novo. As Escrituras dizem que você é carne da Sua carne e osso dos Seus ossos. Diz que somos Seu corpo, pertencemos a Ele. Somos o Corpo de Cristo, a plenitude d’Ele que preenche tudo em todos. Deus deseja que sejamos curados em nossa carne, mas Ele também deseja que sejamos curados em nossas almas. Está entendendo? É uma prioridade. Se essa cura não tivesse acontecido para mim, eu ainda estaria perdido. Antes de Jesus, eu estava completamente perdido, e ser completamente encontrado é essencial para que possamos viver todo o potencial que temos em Cristo.
Quando nascemos de novo, somos tirados das trevas e trazidos para a luz, mas nossa alma não entende isso.
As pessoas respondem a um chamado ao altar, dizem “sim” para Jesus, mas depois nunca nutrem a natureza divina – elas continuarão atendendo à natureza caída. Não sou contra a psicologia, mas a psicologia é o estudo do homem caído. É o estudo da natureza caída. Quando você nasce de novo, você deve viver e prosperar por uma natureza completamente nova. Mas se você não nutrir essa natureza com o Espírito de Deus em união com você através da sua alma, você não viverá essa nova natureza. Sua mente é divinamente poderosa para derrubar fortalezas, mas pode ser dominada por fortalezas se você não fizer a coisa certa. Veja, no Evangelho, você é o que você come. E você realmente precisa se alimentar das coisas certas, senão estará se alimentando de carnalidade, e a carnalidade não vai te consertar. As notícias da CNN não vão te consertar. Jogos de beisebol e basquete não vão te consertar. Eles são legais, mas não é legal ficar mais animado por uma bola do que por Jesus na eternidade. Quando você perceber que o cristianismo é um esporte de contato pleno, você entrará no jogo. Você não vai mais ficar no banco de reservas; você vai para a linha de frente. Efésios 6 continua com o versículo 13: “Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e, depois de terem feito tudo, permanecer firmes”. Quando é o dia mau, você pergunta? Todos os dias. Isso fala sobre resgatar o tempo, pois os dias são maus.
Há maldade ao seu redor todos os dias, mas quando você nasce de novo, uma semente entra em você, seu coração é transformado, e se você não compreender a realidade do novo coração e do novo Pai que você tem, de repente, seus dias se tornam mais desanimadores porque o diabo não recua quando você diz: “Aleluia, Jesus!”. Quando você nasce de novo, o diabo não fica apenas desapontado e vai embora para encontrar outra pessoa. Não, não. Ele não está convencido de que você acredita no que diz que acredita, então ele quer testá-lo em tudo o que puder. Ele quer te jogar em quantas provações puder porque ele sabe que os cristãos reagem muito mal quando a pressão aumenta. Quanto mais quente fica, mais os cristãos se desesperam. O diabo se infiltra como uma cobra na grama, luta com alguém e faz com que Deus seja mal compreendido, porque nos ensinam que Deus está no controle. “Deus está no controle” significa que tudo o que acontece é a vontade de Deus- se é bom, é Deus. Se é ruim, é Deus, e só temos que lidar com isso. Mas não é assim que Deus é. Deus não é um pai abusivo – Ele é um pai amoroso. Deus não nos dá doenças. As pessoas vão dizer: “Bem, no Antigo Testamento diz isso e aquilo”. Bem, você não está no Antigo Testamento.
No Novo Testamento, diz que o ladrão vem para roubar, matar e destruir, mas Jesus veio para fazer algo diferente.
Você sabia que se Deus deixasse as pessoas doentes e Jesus as curasse, Ele estaria indo contra Seu Pai, e uma casa dividida não pode ficar em pé? veja, você pode ser ensinado durante toda a sua vida que Deus lhe deu uma doença e que Ele quer mantê-lo humilde. Isso é loucura. Eu conheço pessoas que têm Hepatite C e são informadas por pastores e líderes que “a razão pela qual você ainda tem Hepatite C é porque Deus quer mantê-lo humilde. Ele não quer que você esqueça de onde veio.” Não, não. Ele quer que você esqueça de onde veio. E Ele não quer que você reviva seu passado separado do sangue de Jesus, porque se você fizer isso, está convidando um espírito de ofensa a entrar em seu presente e produzir frutos mortos em sua realidade atual. Então, o que te torna mais humilde: você voltar ao médico e descobrir que a Hepatite foi embora, ou você mantê-la em seu corpo? Acho que uma delas diverte mais o diabo do que a humildade… Desculpe se você foi ensinado dessa forma, mas é uma mentira. Deus não quer mantê-lo humilde ao manter uma doença em seu corpo. Ele quer que você entenda como é o fruto do arrependimento.
O fruto do arrependimento significa o seguinte: se Deus disse que você está perdoado, isso significa que Ele perdoou o ato que você cometeu.
Então, se Ele perdoa o ato que você cometeu e nunca vai te julgar pelo que você fez, por que o que está em seu corpo ainda pode te julgar se você nunca será julgado pelo lugar onde esteve? Isso é realmente muito lógico. Deus é melhor do que isso. O que te humilharia mais? Você ter algo em seu corpo que você gostaria de nunca ter feito – como resultado, você tem uma doença sexualmente transmissível, ou uma doença relacionada ao vício em drogas como a Hepatite C, ou marcas de cortes ou marcas de agulha no seu braço, e você gostaria de nunca ter feito isso. De repente, você é salvo, olha para trás e pensa: “Nossa, isso é um lembrete constante de onde eu estive.” As pessoas usam isso como um troféu, e não me entenda mal – Deus usará tudo para sua glória, mas estou te dizendo que é muito melhor olhar para baixo e descobrir que Deus removeu todas as marcas e te deu uma pele macia como a de um bebê porque você foi perdoado e seus pecados foram esquecidos. Não estamos acostumados com um Deus tão grande assim. Existem muitas pessoas no mundo, mas você tem que entender que o olhar Dele está constantemente em você, e Ele nunca desvia o olhar, e se você apenas capturar esse olhar, sua vida mudará. Se você capturar o olhar do Pai, se você ver o quanto Ele olha para você profundamente, o quanto Ele te ama, o quanto Ele aprecia você – sua vida mudará.
Você tem que saber que Ele não deixa de te amar, que Ele não deixa de gostar de você – como algumas pessoas pregam. Ele não te ama porque Ele tem que te amar. Deus não te tolera. Ele te ama e está perdidamente apaixonado por você. Não há uma parte de você que Ele criou que Ele não ame. A verdadeira mansidão, a verdadeira humildade é estar tão rendido a Deus em todas as áreas que Ele possa ter tudo de você – não apenas uma parte de você.
Efésios 6 continua nos versículos 14-16: “Estejam, pois, firmes, cingindo-se com a verdade e vestindo a couraça da justiça.
E calçando os pés com a prontidão do evangelho da paz; tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” O maligno nunca para de atacar; ele nunca para de vir contra você. Por que você tem um capacete da salvação para manter sua mente segura? Para que nada entre nela. O capítulo 6 continua nos versículos 17-18: “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito, Seu espírito nasce de novo, conectado a Deus, em união com Deus – você e o Espírito Santo são um só. Se você ler 1 Coríntios 2, verá que a profundidade de Deus é revelada à profundidade do homem. Como? Da profundidade do Espírito de Deus à profundidade do seu espírito. Você nasceu com um espírito, mas seu espírito foi regenerado quando você se tornou um nascido de novo. Você estava indo na direção errada antes de ser salvo, então você foi salvo, e agora está indo na direção certa, e você tem essa união entre o Espírito Santo e seu espírito. Você está conectado a Deus, mas você precisa pegar a espada do Espírito – a Palavra de Deus – e cortar as mentiras do inimigo com a Palavra da verdade e orar no Espírito, o que assusta algumas pessoas.
Eu te digo que eu oro em línguas consistentemente o dia todo, todos os dias. Se estou fazendo compras no supermercado, estou orando no Espírito. Se estou na academia, as pessoas pensam que estou falando com alguém nos meus fones de ouvido, mas estou orando no Espírito. Por quê? Porque eu sei que isso edifica o meu homem interior e me faz crescer. Meu corpo físico só pode ficar grande, e alto. Mas meu homem interior pode ser um gigante – não há limite para o quão grande pode ser o seu homem interior.
Quando você está andando em algum lugar, você está andando em Cristo, e o diabo pode ver o quão grande é o seu espírito. Somos luz no Senhor. Imagine o inimigo vendo quão grande é o seu espírito, e você apenas permanece um bebê na Palavra e nunca alimenta a realidade de quem você foi criado para ser e viver no mundo. E então você tem 50 anos como cristão e nunca abre a Bíblia e nunca permite que a Palavra corte profundamente, cortando a realidade das mentiras que seu coração estava acreditando. E de repente, você entra nessa revelação, e é como se você tivesse nascido de novo ontem, mas se passaram 50 anos em que você esteve no piloto automático em vez de pisar no acelerador e chegar onde deveria estar indo. O Corpo de Cristo, em sua maioria, está no piloto automático. Não estou sendo malvado. Essa mensagem não traz muitos aplausos e muita celebração incrível porque todos nós olhamos para nós mesmos e dizemos: “Sim, bem, eu não precisava ouvir isso de novo.” O problema é: quando você acha que é hora? Quando é a hora de mergulhar e começar a devorar a verdade que te liberta e te mantém livre? Jesus disse que então eles conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
Mas a mesma verdade que te liberta te mantém livre porque o inimigo não desiste. Ele não recua. Ele é um estrategista constante tentando te atrair de alguma forma, de alguma maneira.Olha, Jesus Cristo estava no deserto e foi tentado, e o que Ele fez? Ele não apenas disse, “Afasta-te de mim.” Ele não apenas disse, “Pare com isso.” Não. Quando Jesus encontrou o diabo, você sabe que Ele devia estar com fome porque Ele jejuou por 40 dias. Ele estava jejuando, e o diabo disse: “Se realmente és o Filho de Deus, então transforma essas pedras em pão.” Foi uma tentação viável. Jesus disse: “O homem não vive apenas de pão.” Vamos entender isso no âmbito natural: o homem não vive apenas comendo comida regular. Comida regular não vai nutrir o homem da maneira que a alma e o espírito do homem precisam ser nutridos, então o homem precisa ser alimentado pela Palavra de Deus – por cada palavra que vem de Deus. Agora entenda que quando Jesus estava no deserto, Ele acabara de sair do Rio Jordão, onde foi batizado. E quando Ele desceu naquelas águas, a justiça foi cumprida para Ele, então uma voz do céu veio, e Deus rasgou os céus para Ele e falou, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem estou bem satisfeito.” Então Jesus responde ao diabo que o homem não vive apenas de pão – Meu Pai acabou de me dizer que sou Seu Filho em quem Ele está bem satisfeito.
A justiça traz a voz do céu que Deus está satisfeito com você porque você acredita que o que Jesus fez é suficiente, e agora a voz do céu é constante para você todos os dias: você é filha ou filho dEle em quem Ele está bem satisfeito – você é filho dEle em quem Ele está bem satisfeito. Ele não está satisfeito com você por causa do trabalho que você faz, mas por causa da verdade que você acredita. Eu quero ter um fogo contagioso em que meu coração esteja ardendo, e as pessoas digam: “Eu quero isso na minha vida!” Bom, porque o mesmo Espírito Santo que habita em mim habita em você! A mesma Bíblia que eu leio é para você. A mesma verdade que me libertou e está me mantendo livre quer fazer a mesma coisa por você! Deus deseja que estejamos com boa saúde e prosperemos, assim como a nossa alma prospera. É a Boa Nova; é o evangelho. Ele quer que andemos nisso.
Ele quer que sejamos amados por Ele e que realmente fiquemos animados com isso quando sairmos dos serviços da igreja também. Devemos treinar a alma para que fiquemos tão embriagados com a presença de Deus, tão unidos ao Seu amor, que acreditemos que Seu amor por nós é mais poderoso do que qualquer coisa que este mundo tenha a oferecer. Esse é o Seu amor por você. Você foi criado para ser viciado em Jesus. E quando você está viciado em Jesus, não pode ser viciado em pornografia. Quando você está viciado em Jesus, não pode ser viciado em idolatria. Quando você está viciado em Jesus, não pode ser viciado em drogas e álcool. Você não pode, porque está viciado em Jesus, que preenche tudo em todos. É o fim do jogo para qualquer outra coisa. Você saciou essa coisa com Ele. Jesus diz que aqueles que vêm a Ele nunca terão sede. Ele sacia toda sede. Muitas pessoas estão alimentando a carnalidade em vez de alimentar a realidade da verdade de quem Deus diz que são. Escolha acreditar em Deus hoje e ande em liberdade através da justiça!
Com amor,
Todd White
Fundador do Lifestyle Christianity