Cortando a Incredulidade

Eu quero falar um pouco sobre a simplicidade do evangelho, porque é o evangelho simples que frequentemente tornamos muito técnico. Tenho orado pelos enfermos desde que fui salvo e tenho me dedicado totalmente a isso. Aprendi com Dan Mohler, e quando eu via pessoas sendo curadas, Dan simplesmente orava em nome de Jesus. Toda vez. Você pode aprender todos os métodos diferentes que as pessoas apresentam, mas é o nome de Jesus que cura todas as vezes. Você precisa entender isso.

Já estive em muitas situações diferentes com demônios, com doenças, e se não tiver cuidado, vou me deixar levar pelo “eu” e pela minha teoria de como vai funcionar melhor, e minha teoria de como vai funcionar melhor não é fé. Quero tornar isso muito simples para você, porque se você não está vendo pessoas sendo curadas e ouve alguém ensinar e essa pessoa tem testemunhos de curas que já viu acontecer, você vai pensar: “Meu Deus, é por isso que elas não foram curadas”. Mas deixe-me dizer que não é o método; é a fé. Precisamos do discernimento do Espírito Santo em cada situação diferente, não importa o quê. Não posso me preocupar de quantas maneiras diferentes deveria funcionar. Tenho que ter o discernimento do Espírito Santo. Você está comigo? Tenho que trazê-lo de volta ao básico. Sabe, você não precisa ter intimidade para ver os doentes sendo curados, mas você precisa de intimidade para não ir para o inferno. Os dons são dados; o fruto é cultivado.

Veja, o Fruto do Espírito é algo que é cultivado. Os Dons do Espírito são algo que é dado, mas os dons e chamados de Deus são irrevogáveis, então você não precisa se arrepender para ver um milagre.

Mas você precisa se arrepender para evitar o inferno. Se você não tem intimidade, você não tem relacionamento. Você não tem comunhão. Você tem um dom, e o dom funcionará. Muitos ministérios faliram, provando esse ponto. Houve um avivamento em Lakeland que foi incrível, e muitas pessoas estavam sendo curadas. Foi uma fome por Deus que estava trazendo esse mover de Deus, mas todo o avivamento terminou em catástrofe porque alguém não tinha intimidade com o Pai. Você está comigo? Quero tornar isso fácil de entender.

Quero que você veja cada pessoa pela qual você ora sendo curada. A fé fala com a montanha e a montanha se move. Tudo o que está diante de você que o inimigo trouxe é uma montanha, porque toda doença e enfermidade vêm do mesmo lugar: vêm do próprio inferno. Jesus era um homem ungido por Deus, que ia fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo. Então, toda opressão vem do diabo. Jesus era ungido por Deus; portanto, Ele não realizava os milagres como Deus. Caso contrário, Ele não precisaria ser ungido por Deus. Então, Jesus era totalmente Deus, totalmente homem – volte a isso porque é a simplicidade de tudo.

Eu tive que aprender como orar pelos enfermos e vê-los serem curados. Ouvi tantos pastores e palestrantes ensinarem, e a mensagem de Bill Johnson foi provavelmente o ensinamento mais claro que já ouvi sobre cura, além do de Dan. Mas o ponto principal que tive que entender foi que Jesus era totalmente Deus e totalmente homem, mas quando Ele veio à Terra, Ele abriu mão de usar Seu poder divino como Deus para poder ser completamente capacitado pelo Espírito Santo para fazer o que Ele fez. E se eu não visse isso, não poderia orar pelos enfermos, porque se Jesus fazia milagres como Deus, isso é algo que eu não poderia seguir. Como eu poderia seguir isso? Ele é Deus! Eu poderia dizer: “Parabéns! Trabalho incrível!” Mas eu não posso seguir os Seus passos porque não sou Deus. Graças a Deus.

Veja, a simplicidade dessa questão é que Deus ungiu Jesus de Nazaré, que andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo. Quando você vê os discípulos orando pelos enfermos, há apenas uma vez em todos os Evangelhos em que os discípulos oraram e nada aconteceu. Esse é o fundamento da simplicidade do evangelho. Então vamos mergulhar nisso hoje.

Não preciso de confusão quando estou orando pelos enfermos. Preciso de fé. Estudar 70 coisas sobre como isso pode acontecer não funciona. Eu poderia levar um milhão de pessoas a Jesus através de demonstrações de poder e milagres e ainda ir para o inferno. Isso é assustador. É por isso que precisamos mergulhar profundamente no temor do Senhor, que só vem por meio da intimidade. Provérbios nos diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. O temor do Senhor não causa dano a ninguém. É a resposta para tudo o que você possa pensar. E o temor do Senhor é para o seu espírito, alma e corpo. Seu corpo pode temer o Senhor. Muitas pessoas têm ensinado que a sua carne é repugnante, mas não é isso que a Bíblia ensina. A Bíblia ensina que a mente não renovada leva à contaminação da carne. A Bíblia diz em Efésios 5:30, que sou carne da Sua carne e osso dos Seus ossos. É por isso que o casamento e a aliança são tão poderosos, porque diz nos versículos 28 e 29 que um marido deve amar sua esposa como ama sua própria carne – não diz que odeia sua própria carne. Por que eu amaria minha carne se ela é repugnante? Não, isso não faz sentido. Estamos falando de uma mente carnal. Portanto, quando a Bíblia fala de “carne”, está falando de uma mente carnal que está distorcida e perversa, e de repente, isso está tão errado – é por isso que precisa ser renovada. Mas quando a renovamos, a sua mão não pode mais fazer com que você peque.

Isso não é complicado. Precisamos de Jesus. É por isso que eu ensino a retidão, porque queremos viver e queremos curar a partir do lugar da pureza. Não queremos curar a partir de uma posição de impureza. Os puros de coração verão a Deus. Isso significa que as pessoas que não são puras de coração não verão.

Neste ponto, gostaria que você fosse a Mateus 17 e lesse os versículos 1-21 e depois voltasse aqui para que eu possa explicar abaixo.

Então você tem Moisés representando a Lei e Elias que representa os profetas. Pedro está dizendo: Jesus, nós não sabemos exatamente quem Você é, mas temos Você, os profetas e a Lei – temos as três melhores coisas – sabemos que devemos ficar aqui. Deus leva Moisés e Elias embora, e Pedro olha para cima e vê apenas Jesus, e Deus troveja dizendo: “Ouçam a Ele!” Essencialmente, pare de olhar para isso e pare de olhar para aquilo, e olhe para Jesus. O Pai disse no batismo no Rio Jordão: Este é o meu Filho amado, em quem me agrado. Depois Jesus saiu, jejuou e passou pela tentação no deserto. Deus não disse “Ouçam a Ele!” no batismo no Rio Jordão porque as pessoas não estavam prontas para ouvi-Lo. Mas agora Ele está dizendo: Pare de se concentrar nisso e naquilo.

Deus está dizendo: “Ouçam a Ele!”. Porque não podemos nos dar ao luxo de fixar os olhos em nada além de Jesus. Precisamos olhar para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé.

Em Mateus 10:7-8 Jesus diz: ” E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” Quando Jesus comissionou os discípulos para curar os enfermos, Ele os comissionou com autoridade (exsousia) – porque o poder dunamis só viria a partir do Livro de Atos, no capítulo 2, quando o Espírito Santo vem sobre os discípulos com poder. O comando de Jesus na ascensão é ir e esperar até serem revestidos com o quê? Poder.

Então, neste ponto, Ele lhes deu exsousia – autoridade delegada. Eles estão vindo agora com autoridade. Então, o pai que traz seu filho epiléptico, que está se jogando na água e no fogo, para os discípulos, mas não conseguem curar o menino. Quando você está orando por alguém que é epiléptico e tem convulsões, o sinal de que este foi curado é que as convulsões param. Mas eles estão oraram e o que aconteceu? As convulsões não pararam.

A chave aqui é não olhar para dentro de si mesmo. Quanto mais opções você tem, mais tendência há de procurar respostas dentro de si mesmo. Portanto, se eu tiver dez opções para explicar por que eles não são curados, estarei introduzindo a incredulidade. E a incredulidade vai suplantar o grão de mostarda da fé e não permitirá que a montanha se mova. Portanto, não posso permitir que existam opções que tragam incredulidade e diminuam o grão de mostarda da fé. Eu preciso ter algo, simples assim.

Então, em primeiro lugar, tudo se resume à intimidade. Se você não tem intimidade, você não sabe exatamente o que Deus está dizendo quando Ele está dizendo. Eu preciso ter intimidade porque não quero apenas realizar milagres e provar quem sou por causa dos milagres, sem realmente conhecer a Deus. Eu não quero apenas expulsar um demônio e ganhar minha identidade através disso, e agora me tornar “o” homem. Eu não sou “o” homem. Jesus é o Homem. Portanto, nunca quero estar na posição de roubar a glória daquele que é digno. Mas quero sim expulsar demônios, porque eles não têm permissão de estar naquela pessoa quando eu entro na sala. Mas não posso permitir que minha cabeça fique grande, e a única maneira de manter minha humildade é através da intimidade.

Então, esses discípulos oraram por esse menino, e nada aconteceu. Pergunta: eles tinham autoridade para curar o menino? Sim, eles tinham. Jesus lhes deu autoridade. Esta é a autoridade que Ele lhes deu; Ele os designou e disse: Curem os enfermos, purifiquem os leprosos, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Essas não são quatro formas de ministério. É um único ministério: pregar o evangelho do Reino, e todas essas coisas acompanham isso. Portanto, eu preciso entender o evangelho do Reino.

Jesus é quem cura e liberta, mas Ele nos ordena a fazê-lo. Não temos a capacidade de fazer isso por nós mesmos, mas Ele nos ordena a curar os enfermos. Por quê? Estamos representando Ele.

É nossa responsabilidade ter intimidade para que nosso relacionamento seja tão seguro com Ele que não precisemos de um milagre para validar quem somos. No entanto, ao mesmo tempo, preciso ter intimidade e conhecer a Ele, isso significa que posso andar exatamente como Ele. Portanto, quando eu começo a andar como Ele, isso é encontrado em João 20:21: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio”. Mas tenho que ter intimidade, caso contrário, vou buscar minha identidade através de uma pessoa que Deus curou. É possível construir um grande ministério por meio das pessoas que são curadas, mas se não tivermos intimidade, vamos desmoronar porque o pecado está à espreita à nossa porta. O pecado do orgulho diz: “Veja o que posso fazer”. E isso não está correto. Portanto, você precisa ter intimidade com Deus, porque quando as coisas começarem a fluir em sua vida, as pessoas vão olhar para você como se você fosse algo mais, mas você não é.

Então, veja. Esses discípulos não estão salvos. Eles não podem ser salvos até que Jesus seja crucificado e ressuscitado. Todos os tipos de coisas estão passando por seus corações e mentes porque eles não estão unidos com o Senhor – seus corações ainda estão duros. Esses discípulos não nasceram de novo e são considerados indivíduos perversos, mas Jesus está bem com isso. Isso é assustador porque pensamos que precisamos ter todas as nossas coisas em ordem para curar os doentes, mas não precisamos. Jesus não lhe dá o direito de esperar até que tudo esteja perfeito, porque a verdade é que, deste lado da eternidade, nunca estará. Jesus capacitou esses discípulos e seu caráter foi aprimorado. Você pode caminhar com poder sem caráter, mas não pode se dar ao luxo de não caminhar com caráter. Você pode caminhar com caráter sem poder, mas não pode se dar ao luxo de não caminhar com poder. Precisamos de ambos. O que é mais importante: não entristecer o Espírito Santo ou extinguir o Espírito Santo? Ambos são igualmente importantes. O caráter não pode surgir apenas da obediência à Lei. O caráter precisa surgir da realidade do que Deus fez com a Lei. E o caráter precisa surgir da intimidade. O poder também deve surgir da intimidade. O poder não é necessário, mas é necessário para que você não defina quem você é apenas pelo poder que lhe foi concedido.

Meu relacionamento, vida de oração, leitura e comunhão com o Senhor criam intimidade. O temor do Senhor e a realidade de uma reverência impressionante ao Rei vêm da intimidade. Mas sem poder, não o represento adequadamente para um mundo perdido e moribundo. Você deve ao mundo um encontro de poder com o Jesus autêntico. Intimidade é para você. O poder é para eles. Intimidade é para você. A autoridade é para eles.

O Espírito Santo está em mim por minha causa, mas Ele está sobre mim por todos os outros. Devo ao mundo um encontro de poder com Deus para que eles possam encontrar o verdadeiro e autêntico Jesus Cristo – Aquele que o mundo pensa estar morto, mas está realmente vivo.

Esses discípulos receberam autoridade e encontraram este menino, mas ele não foi curado. Portanto, os discípulos estavam presentes como os únicos representantes de Jesus naquela área. Jesus lhes concedeu autoridade para realizar ações. Isso me fascina – é surpreendente porque os discípulos, que eram egoístas e estavam lutando entre si pelo primeiro lugar, chegaram ao ponto de desejar destruir e incendiar cidades. Mesmo assim, Jesus lhes deu poder. Ele os enviou com poder para realizar algo inédito no mundo: expulsar demônios. Apesar de voltarem e continuarem a brigar, Jesus os corrigiu dizendo: “Rapazes, vocês precisam se tornar como crianças. Agora, vão expulsar mais alguns demônios.” E aí, galera, para ser o primeiro, é preciso ser o último. Agora, vão lá e expulsem mais alguns demônios. Para mim, isso é algo extraordinário, pois, como pai, desejo que meus filhos tenham muito sucesso, mas não posso focar tanto no caráter a ponto de negligenciar o poder, nem me concentrar tanto no poder a ponto de não falar sobre o caráter.

É por isso que a justiça é a única resposta. É preciso compreender que estamos em paz com Deus. Devemos saber que nossos pecados e ações ilegais não são mais lembrados por Deus.

Como podemos ser verdadeiros embaixadores da reconciliação se não sabemos que fomos reconciliados? Como podemos não atribuir culpa às pessoas que nos feriram se não sabemos que nossas próprias transgressões foram perdoadas? Não podemos. Portanto, precisamos dessa plena compreensão, mas esses discípulos não a possuíam. Jesus disse a eles para irem e fazerem coisas. Eles estavam caminhando com Jesus – como seria isso? Seria como uma demolição total para o diabo. Eles estavam se vangloriando. Jesus ordenou que esses homens saíssem, e eles voltaram cheios de orgulho e energia, dizendo: “Até os demônios se sujeitam ao Seu nome! Poder!” Jesus respondeu a eles para não se alegrarem com isso, mas para se alegrarem porque Ele viu Satanás cair como um raio. O que isso significa? Onde quer que os discípulos fossem, Satanás estava sendo derrotado sob seus pés. Mas Jesus disse a eles para não se regozijarem com isso, mas sim se regozijarem porque seus nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro. Portanto, nossa “ostentação” deve estar em Jesus. Estamos assentados nos lugares celestiais com Cristo.

Então, o pai do menino possuído afirmou que os discípulos eram incapazes de curá-lo. Jesus respondeu, dizendo: “Ó geração incrédula e perversa! Por quanto tempo devo estar com vocês? Até quando devo suportá-los? Tragam o menino até aqui.” Se os discípulos realmente não pudessem curá-lo, Jesus teria dito: “Pessoal, vamos embora, pois não podemos lidar com isso.” No entanto, Ele não fez isso. Ele disse: “Tragam o menino até mim.” Portanto, se não fosse a vontade de Deus curar a todos, este seria o único caso possível, já que Jesus deu autoridade aos Seus discípulos, mas eles não a utilizaram. No entanto, vemos que esse não é o caso.

Então o menino é levado a Jesus. Quando Ele diz que esta geração é perversa, perversa significa “pensamento distorcido, mente carnal”. Então Ele está dizendo que as pessoas estavam de olho no problema e esqueceram o que Ele lhes disse. Assim, suas mentes se fixaram em coisas que podiam internalizar e tentaram descobrir o que estava errado em vez do que precisava estar certo.

Aqui está o que costumo fazer sempre que estou diante de alguém. Pergunto a mim mesmo: “Se Jesus estivesse aqui, essa pessoa seria curada?” E a resposta é sempre sim, todas as vezes. Agora, qual é a diferença entre mim e Jesus? Essa é uma questão difícil para o Corpo de Cristo, porque se não enxergarmos o que Jesus fez – o que Ele fez como ser homem e não como Deus – poderemos pensar: “Bem, Ele era Jesus e eu não sou”. No entanto, estamos aqui em Seu lugar, representando-O para um mundo perdido e agonizante. A diferença entre mim e Jesus é que Ele era santo e sem pecado. Através da justiça de Jesus, a Bíblia afirma que eu também sou santo, sem culpa e sem pecado, se eu receber Jesus em minha vida.

Isso não termina bem, mas é crucial que você entenda. É por isso que lutamos com tanta intensidade pela retidão no estilo de vida cristão. Em 2 Coríntios 5:21 (NKJV), está escrito: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele nos tornássemos justiça de Deus”. Jesus era sem pecado, mas Ele se tornou pecado para que eu pudesse me tornar a justiça de Deus em Cristo Jesus. Ele assumiu o peso do pecado – por quê? Para que eu pudesse me tornar algo, e se eu não perceber quem me tornei, estarei vivendo abaixo do que Deus diz que sou. Preciso habitar em um lugar onde possa me olhar no espelho e reconhecer que Deus me chama de santo, sem culpa e sem condenação. É essencial que você se conecte com isso, porque é a única coisa que o manterá firme.

Então, o menino é levado até Jesus, e Ele repreende o demônio. O espírito maligno sai do menino, e ele é curado imediatamente. Depois disso, os discípulos se aproximam de Jesus em particular e perguntam por que não conseguiram expulsar o demônio. Jesus responde que foi por causa da falta de fé deles. Agora, quero abordar a questão da crença e da descrença, porque não importa qual montanha esteja diante de você, há uma diferença entre ela se mover ou não mover. Se estou no supermercado e decido orar por um caixa, primeiro preciso ter coragem para sair e orar. No entanto, se começo a pensar em todos os métodos possíveis para realizar isso, minha coragem é enfraquecida e, se a pessoa não for curada, começo a procurar outras maneiras. Assim, acabo seguindo por um caminho diferente. Agora, se estou orando por alguém e essa pessoa não é curada, posso pensar: “Bem, talvez ela esteja amaldiçoada”, então começo a investigar essa possibilidade, mesmo assim não há cura. Ou suponha que acredite ter ouvido do Senhor que a mãe dessa pessoa a amaldiçoou enquanto ainda estava no ventre, e agora ela tem 46 anos e sofre de problemas nas costas. A razão pela qual ela não foi curada seria a maldição proferida por sua mãe. Então, compartilho isso com ela, e ela reage dizendo: “Meu Deus, eu não tinha ideia.” No entanto, mesmo após orarmos, ela não é curada. Então, quando saímos do supermercado, deixamos essa mulher em que situação? Agora ela está tentando descobrir o que fez de errado para não merecer um presente que foi pago e dado gratuitamente. Apenas quero alertá-lo sobre isso, pois podemos acabar deixando uma pessoa em um dilema ainda maior do que quando a encontramos.

Eu não quero ficar tentando encontrar um motivo. Aqui está o motivo: o ladrão vem para roubar, matar e destruir. Isso é de extrema importância, meu amigo. Se eu não simplificar, estou em apuros, porque não sou uma pessoa analítica. E se você for analítico, provavelmente pode causar problemas, pois terá tantas opções diferentes e tentará descobrir qual delas vai funcionar. Quero que todos sejam curados, não me interpretem mal, mas não posso culpar ninguém quando a cura não acontece. Se você está ouvindo a Deus, é melhor que funcione.

Cada situação é única, mas é o nome de Jesus que realiza o trabalho! Não diz que a oração cura os doentes. Diz que é a fé que o faz. A fé move montanhas.

Então, Jesus está dizendo: Vocês ficaram tão obcecados com o problema que suas mentes se confundiram durante a oração e vocês se esqueceram da realidade da promessa. Vocês esqueceram o que Eu disse a vocês. Não pense tão profundamente no que você está aprendendo, mas ouça a promessa e ore a partir dela. Ele diz: Não ficarei com vocês por muito tempo; vocês precisam alcançar isso para que possam me representar. Não foi o demônio. Foi a incredulidade deles. Portanto, não importa o desafio que você esteja enfrentando, não é a cadeira de rodas. Não é o demônio. Não é a asma. Não é o câncer. É a incredulidade. Se você sente o despertar do Espírito Santo, AVANCE. Se você não experimenta essa vivificação, entenda que não é de Deus. Como eu resolvo isso? Como eu orava pelos enfermos quando comecei? Eu sabia que era a vontade de Deus estar na Terra da mesma forma que está no Céu. No céu, não há doenças, demônios, surdez, ódio, raiva ou cadeiras de rodas. Qual é a vontade de Deus? Que a Sua vontade seja feita na Terra, assim como é no Céu. Eu quero que a Terra se assemelhe ao Céu, e sou o executor da vitória do Calvário. E eu preciso ter certeza de que conheço a vontade de Deus em todas as situações. Como eu sei disso? Jesus era a manifestação viva da vontade de Deus. Tudo o que Jesus fez foi exatamente o que Deus estava fazendo e dizendo. Deus deseja que todos nós caminhemos no poder.

Se você buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, o seu caráter será fortalecido, pois é impossível buscar a justiça e não ter o seu caráter afetado. É por isso que ensino a partir desse lugar, porque se pudermos fazer isso corretamente como crentes, isso definirá o caminho para todo o estilo de vida cristão.

Jesus diz aos discípulos que, se tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a um monte para se mover, e ele se moverá, e nada será impossível. Essa é a promessa extraordinária e ilimitada de Jesus. Eu acredito que o diabo é uma montanha. Acredito que uma cadeira de rodas é uma montanha. Acredito que um olho cego é uma montanha. Acredito que o câncer é uma montanha, assim como um tornozelo torcido, um problema estomacal ou uma doença sanguínea. Todos eles estão na mesma categoria. São montanhas que estão no caminho do que Deus deseja fazer na vida daquela pessoa.

Portanto, eu entendo que estou lidando com uma montanha e, porque tenho intimidade com Deus, Ele vai me revelar como remover essa montanha. Isso é Cristo em você – a esperança da glória – agindo por meio de você.

Portanto, a doença vem do inferno e a cura vem de Deus. E onde quer que você veja o ladrão roubando, matando e destruindo, você tem o direito de cortar as mãos dele. Você tem autoridade no nome de Jesus, porque Ele disse em Mateus 28:18-20 (NKJV): “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Portanto, todas as coisas que Ele ensinou e ordenou aos discípulos agora são para nós. Isso significa que temos a mesma autoridade e poder que Jesus tinha, e precisamos caminhar nessa autoridade. No entanto, a única maneira de crescer e caminhar nessa autoridade é praticando todos os dias de nossas vidas!

Quero encerrar com uma breve nota sobre o jejum mencionado no versículo 21: o jejum não move a Deus. Jejuamos para sair do caminho e permitir que Deus se mova livremente. Não quero ser um obstáculo que o impeça de fluir através de mim como um canal para Sua glória, por isso jejuo regularmente. Não deixe que isso se torne complicado. Vocês são filhos e filhas de Deus. Amém!

Com amor,

Todd White

Fundador do Lifestyle Christianity

Write a comment