A Chave do Evangelho

Eu quero pessoas ao meu redor que me levem a agir com grande convicção. Não quero pessoas ao meu redor que eu possa dizer algo como: “Ah, eu sou melhor do que…”. De jeito nenhum. Eu quero pessoas ao meu redor que me levem a agir com grande convicção! Eu quero viver minha vida com convicção, pois nunca mais vou viver na culpa, na vergonha ou na condenação — nunca mais vou viver lá. Eu tenho vivido livre disso há 18 anos. Livre da culpa. Livre da vergonha. Livre da condenação. Livre do arrependimento. Livre do medo. Ainda há coisas que surgem onde eu posso sentir o medo se aproximando, mas eu tenho que reconhecê-lo, identificá-lo e tomar controle sobre ele com a verdade da Palavra de Deus, para que o medo seja expulso pelo amor perfeito.

Mas eu não vivo nem ando com medo. Eu não acordo com apreensão ou com condenação e nem separado, porque nunca mais serei separado. Ele é Aquele que pagou o preço por mim, e Ele pagou o preço quando eu estava pervertido. Ele me viu em meu estado de pecado e mesmo assim me quis, o que é ridículo para a mente humana. Descobri que Ele me queria antes, então por que Ele não iria me querer agora? Não é como se eu fosse salvo e Ele dissesse: “Ok, a minha parte já fiz, agora você tem que se esforçar para terminar isso.” Não! Eu não preciso me esforçar para isso; eu tenho a oportunidade de trabalhar a minha salvação com temor e tremor. A salvação entrou em mim através do novo nascimento. Foi essencial para desbloquear meu potencial. Foi a experiência do novo nascimento quando o Espírito de Deus e o meu espírito se tornaram um só espírito e nunca mais se separaram! Então agora eu tenho essa coisa que está tentando interromper isso, e ela se chama meu cérebro. Nossas mentes precisam ser renovadas. E não estou falando apenas do seu cérebro em geral, porque muitas coisas boas vêm do cérebro. Mas o caminho que parece certo para o homem é uma estratégia demoníaca para separá-lo da intimidade com o Pai. Então, o caminho que parece certo para mim, ideias como “eu mereço isso”, “eu fiz aquilo – oh não, vou ser pego” ou “eu fiz isso, eu fiz aquilo” são produtos da nossa criação. Esse negócio de “vou ser pego” é uma mentalidade de medo – não que você deva fazer algo horrível e não esperar consequências. Mas quando você entra na intimidade, a tendência de fazer algo horrível se torna cada vez menos frequente até se tornar nula e sem efeito. Então, de repente, toda a sua vida muda e você não quer fazer coisas que não agradam ao Pai.

Quando alguém não conhece o Senhor, está bebendo de um copo seco, esperando saciar sua sede, mas nunca pode ser saciado. Você só pode ser satisfeito bebendo de Jesus – Ele é a Água Viva!

Ele é o único que pode preencher você e te dar o seu devido valor. A esperança precisa ser restaurada, porque a falta de esperança torna o coração doente. Jesus vive em mim, e o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos que habitou e fluiu por meio de Jesus habita em mim, e eu tenho a mesma autoridade de Jesus – a capacidade de ordenar ao inimigo que liberte as pessoas.

A maioria dos cristãos coloca sua vida no piloto automático. Eles não querem interrupções, não querem interferências e definitivamente não querem passar por provações. Mas tenho algo para te falar: não há caminho para a maturidade sem passar por provações. Tiago 1:2-3 nos diz para considerarmos motivo de grande alegria quando enfrentamos provações. Elas são necessárias para purificar nossa fé. De acordo com Romanos 5:3-4, as provações produzem paciência, a paciência produz caráter, e o caráter produz esperança. Não há caminho para a esperança senão através das provações. Você gostaria de ser perfeito e completo, sem nada faltar? Tiago nos diz para permitir que a paciência tenha seu trabalho perfeito em nós. A paciência não surge a não ser através das provações. “Mas permita que a paciência tenha seu trabalho perfeito, para que você seja perfeito e completo, sem faltar em nada” (Tiago 1:4, NKJV). Portanto, se você deseja não faltar em nada, precisa passar por provações, precisa ter paciência ao enfrentá-las, e isso precisa produzir caráter em você, porque, na provação, Deus irá podá-lo de forma benéfica, e você sairá com mais frutos, com uma esperança maior e uma maior consciência de Sua bondade, Sua misericórdia e Sua capacidade de cuidar de você.

Portanto, todas as promessas de Deus têm Nele o “sim” e o “amém”. Veja esta corajosa promessa em 2 Timóteo 3:10, Paulo está dizendo que Timóteo seguiu cuidadosamente sua doutrina. Observe as coisas que ele estava seguindo: a doutrina de Paulo, seu modo de vida, seu propósito, sua fé, sua longanimidade, seu amor, sua perseverança, suas perseguições – você consegue imaginar seguir suas perseguições? Você entende o que Paulo realmente passou? Você entende que sua vida não estava tranquila? Pensamos: esse homem, o apóstolo Paulo, é incrível. Você entende o que foi necessário para ser incrível? Entende a má interpretação, o mal-entendido dos fariseus dos quais ele costumava fazer parte? Você sabe o que aconteceu quando Paulo se converteu? Olhamos para o Livro de Atos e vemos que Saulo teve um encontro com Jesus, tornou-se Paulo e fez coisas incríveis. Mas você percebe que Atos não acontece ao longo de dias? Está se desenrolando ao longo de anos. Então, você tem Saulo, que não se converte até o capítulo 8, e há coisas acontecendo antes disso. Pedro e João estão causando tumulto com a mentalidade empoderada pelo Espírito Santo de “você não pode me matar, eu nunca vou morrer; sou eterno. E tenho que falar sobre o meu Rei!” É nesse lugar de amor que resulta em “não posso me conter, preciso expressar isso. Tenho que fazer isso porque se eu guardar, vou explodir”. É onde precisamos estar. Então, eles estão fazendo isso e são levados à presença do Sinédrio. Pedro não é esse cara tímido. Ele não vai negar Jesus. E lhe deram um ultimato: Você nunca mais falará em nome deste Homem. E Pedro respondeu: Vocês julgam se é melhor ouvir a Deus ou ouvir os homens. Já fiz isso antes – é o que ele está pensando. Eu não vou seguir por esse caminho novamente – acabou. Então ele lhes dá a resposta “sinto muito, azar o de vocês” – BOOM. Isso é intenso. Isso não vai facilitar sua vida. Mas em nossas vidas, à medida que crescemos, somos ensinados a evitar a dor e buscar o prazer. É assim que os comerciais são veiculados, é assim que as vendas são feitas.

Pedro diz: vocês seguiram cuidadosamente minha vida, minha longanimidade, meu amor, minha perseverança, perseguições, aflições…aqueles que seguem a Cristo serão perseguidos. Ouça, eu sou odiado e gosto disso. O diabo me odeia. Ele odeia a palavra da justiça. Vivemos as bem-aventuranças (não as atitudes de fazer) encontradas em Mateus 5. As bem-aventuranças são o resultado imediato de quem Deus criou você para ser. As bem-aventuranças são o reflexo absoluto na vida de um homem do caráter ativo de alguém que nasceu de novo e está cheio do Espírito. A Bíblia diz: “Bem-aventurados os pobres de espírito.” O que isso significa? Estou tão desesperadamente faminto por isso, que me dá a imagem de um mendigo daquela época mendigando esmolas, mendigando dinheiro. Isso me dá a imagem de Bartimeu cego: “Filho de Davi! Tem misericórdia de mim!” E todos estão dizendo: “Cale a boca, fique quieto!” Jesus está passando e ele insiste: “Filho de Davi!” É essa fome. É aquele “pobre de espírito”. Você tem que me encher, Deus! É o desespero por Deus. Eu preciso conhecê-Lo mais.

Abençoados são aqueles que estão tão desesperados por mais de Deus que não podem se contentar com nada menos do que fome e sede por Ele.

É isso que significa. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão fartos.” Essa palavra “fartos” significa “continua a encher, continua a vir”. É essa motivação de Romanos 1:16-17 (NKJV): “Pois não me envergonho do evangelho de Cristo, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus…” É o que me mantém sem vergonha. A realidade do sofrimento pode trazer vergonha se você não confiar em Deus sobre o que está compartilhando e de quem está compartilhando.

Mas o evangelho exige perseguição. Ele anseia por isso; deseja isso. Isso parece estranho. Você pode dizer: “Bem, isso é estúpido!” Não, é porque você não foi perseguido. As Escrituras dizem: “se me odiaram, odiarão vocês também”. Pense no Facebook – é tudo sobre “curtidas”. Pense no Instagram, é tudo sobre as pessoas “curtirem” sua história. Desejamos que as pessoas gostem de nós. Desejamos que as pessoas queiram estar perto de nós. Desejamos fazer outras pessoas felizes. É esse tipo de coisa que precisa ser cortada… Porque, se você realmente vai andar com Jesus, não pode pensar que as pessoas vão dizer: “Oh meu Deus, eu amo essa nova coisa que você tem”. Não, essa “nova coisa” que você tem é contra tudo o que há no mundo. É contra o aborto. É contra o casamento gay. É contra tudo isso. O evangelho não é contra as pessoas. É contra o pecado nas pessoas. Mas não vai fazer as pessoas se sentirem acolhidas e confortáveis. Não, a paz que Jesus pagou o preço para nos dar não é uma paz que o mundo pode dar. Essa paz supera sua capacidade de entendê-la. Então você tem que abrir mão de seu direito de compreendê-la com sua mente natural para tê-la. Mas essa paz não vem da sua situação; ela vem da sua salvação. Essa paz vem de você estar certo. Quero dizer, como Davi poderia ter paz? Davi era esse garotinho que ia para a guerra. Ele estava apenas levando comida; ele era apenas o caçula de sua família. Davi estava cuidando das ovelhas e ele conhecia quem Deus era, porque quando um leão e um urso vieram, Davi matou o leão e o urso quando ninguém estava olhando para que pudesse matar o gigante quando todos estavam olhando. Mas existe esse relacionamento e paz que ele poderia ter porque conhecia a Deus!

Paulo disse que viver é Cristo e o morrer é lucro. Ele disse que todos aqueles que desejam viver piedosamente – ele não disse todos aqueles que falam piedosamente, não disse agem piedosamente ou pregam piedosamente – mas aqueles que desejam viver piedosamente sofrerão perseguição. Viver piedosamente é viver como Jesus. Olhe, as mesmas pessoas que lançaram ramos de palmeira diante dele, declarando “Hosana!” e “Sim! Ele veio!” estavam gritando “Crucifica-o!” sete dias depois. Isso é um momento difícil, cara. Pessoal, vocês foram criados para sofrer. Em Tiago, diz que nos foi concedido o privilégio de sofrer pelo nome dele. Nas Bem-aventuranças, diz: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos”. E logo depois, “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça”. Só o próprio fato de você falar que está bem com Deus e acreditar nisso já vai te trazer perseguições. Veja os cinco ministérios—apóstolos, profetas, pastores, evangelistas e mestres—são para equipar os santos para a obra do ministério. Aqui você pode perceber que é um santo, certo? Isso é quase uma blasfêmia para algumas igrejas porque lemos Bíblias que dizem “São Paulo”, “São Pedro”, “São Lucas”, “São __”, e agindo como se esses fossem os únicos santos. Quando Paulo escreveu o Livro de Efésios, ele disse: “aos santos que estão em Éfeso”. Ele não estava apenas falando dos apóstolos. Quando alguém se converte, ele se torna um que é santo e separado. E a palavra “santo” significa “santo, separado”. Então, quando você se converteu, você era um pecador que foi salvo pela graça por meio da fé, mas foi transportado do reino das trevas e imediatamente colocado no Reino do Filho do seu amor. Você passou de um reino para o outro – não parou em algum lugar intermediário. Essa é a coisa mais difícil de compreender.

Isso é o que eu mais enfatizo porque você precisa entender que quando Deus olha para você, Ele te vê como um santo que foi separado. Sua natureza habitual de errar o alvo (pecar) foi cortada quando você deixou o reino das trevas. Isso não significa que você não possa errar. Ainda tem a capacidade de mentir. Você é um mentiroso? Se tudo o que você faz é mentir, você é um mentiroso. Mas só porque você tem a capacidade de mentir, isso faz de você um mentiroso? Você tem a capacidade de pecar; você é um pecador? Só porque tenho a capacidade de pecar não significa que sou um pecador.

Isso não é blasfêmia. O que os pecadores fazem? Eles pecam. Você acordou esta manhã pensando: “Vou pecar”. Se você fez isso, então você desistiu da justiça e não acredita na Palavra de Deus. Você sabe que Pedro antes da Cruz não estava salvo? Como ele poderia ter sido? Você vê uma transformação notável em sua vida depois que Jesus morreu, ressuscitou e Pedro recebeu o Espírito Santo.

O sofrimento é real, mas é uma aflição leve em comparação com o peso eterno da glória. A Bíblia nos ensina que não somos mais as mesmas pessoas que éramos antes de sermos salvos. Ela nos diz que nos tornamos uma nova criação; que quando fomos salvos, as coisas antigas passaram e tudo se tornou novo. Não ensina que somos as mesmas pessoas. Na verdade, diz que somos novas criaturas – aquelas que nunca pisaram na terra antes. Somos completamente novos e nunca estivemos aqui. A questão é que nossas mentes já estiveram aqui. É por isso que nossas mentes precisam ser renovadas. Agora, nosso espírito se une ao Espírito Santo. Precisamos nos ajoelhar e dizer: “Pai, mostre-nos quem o Senhor diz que somos.” E Ele nos revelará, fazendo com que o diabo tenha um dia ruim todos os dias, não importa onde estejamos! E vamos sofrer, mas esse sofrimento não é nada. Esses discípulos foram espancados e maltratados.

Deixe-me apenas dar um exemplo. Atos 5:40-42 (NKJV, ênfase minha) diz: “… e, chamando os apóstolos, espancaram-nos e ordenaram que não falassem em nome de Jesus. Em seguida, eles os libertaram. Os apóstolos saíram da presença do conselho, regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer vergonha por causa do nome de Jesus. E diariamente, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e pregar Jesus como o Cristo”. Em outras palavras, eles saíram de lá depois de terem sido espancados e estarem sangrando, pois foram açoitados nas costas, que estavam retalhadas, sangrando e doendo. Mesmo assim, eles saíram se alegrando e comparando quem sofreu mais. Consideraram um privilégio sofrer pelo evangelho porque estavam glorificando a Deus. Nós não pensamos dessa maneira. Por quê? Porque fazemos de tudo para evitar a dor e buscar prazer. E se a nossa perspectiva sobre dor e prazer fosse transformada, de modo que passássemos a considerar a dor um prazer, porque sabemos que, ao suportá-la, estamos sofrendo em prol dos outros para que o evangelho seja recebido? E assim como Davi, que matou Golias, você é aquele cristão que lidera pelo exemplo, é perseguido por tantas pessoas e é rebaixado, mas você suporta tudo isso porque dá glória a Deus. Deixe que Deus os repreenda.

Se Ele é sua defesa, então essa é a única defesa que você precisa. Deixe Deus ser seu defensor, pois Ele é maior em você do que qualquer coisa neste mundo.

No mundo, você precisa ser forte, mas no evangelho, você precisa ser fraco. No mundo, você precisa buscar posição, mas no evangelho, você precisa se humilhar. No mundo, você precisa ganhar, mas no evangelho, você precisa dar. É um Reino completamente oposto, de cabeça para baixo, onde apenas o caminho Dele é seguido. Você não é a cabeça – Ele é. Você é o corpo. Quando foi a última vez que o corpo disse à cabeça o que fazer? E Jesus disse que foi concedido a você o privilégio de sofrer por amor ao Seu nome. Como você vence? “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho, e não amaram suas vidas até a morte…” (Apocalipse 12:11, NKJV). Você não pode vencer apenas pelo sangue do Cordeiro e pelo testemunho da sua palavra. É a terceira parte que a maioria dos cristãos deixa de lado: você deve negar a si mesmo e não amar a sua vida a ponto de temer a morte. Essa é a chave para este evangelho!

Então as pessoas vão dizer: “O que você quer dizer? Isso é intenso!” Sim, você se inscreveu para morrer! Quando você disse “sim” a Jesus, você se inscreveu para morrer. Eu não estou brincando. Eu não me importo como você entrou. Sinto muito que não tenham dito isso quando você foi salvo. A palavra “testemunha” significa “mártir”. Jesus disse aos discípulos: Então vocês serão meus “mártires” até os confins da terra. Depois de perceber que a vida que você estava vivendo não valia a pena, você precisa morrer para isso para poder viver para Deus. É tão real. Segunda Timóteo 2:2-10 (NKJV) diz: “Portanto, meu filho, fortaleça-se na graça que está em Cristo Jesus. E as coisas que você ouviu de mim através de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis, que também possam ensinar a outros. Portanto, você deve suportar as dificuldades como um bom soldado de Jesus Cristo. Nenhum soldado envolvido na guerra se envolve com os negócios desta vida, para agradar aquele que o alistou como soldado. E também, se alguém compete no atletismo, não é coroado a menos que compita de acordo com as regras. O agricultor trabalhador deve ser o primeiro a participar das colheitas. Considere o que estou dizendo, e que o Senhor lhe dê entendimento em todas as coisas. Lembre-se de que Jesus Cristo, descendente de Davi, ressuscitou dos mortos de acordo com meu evangelho, pelo qual sofro como um malfeitor, até o ponto de estar acorrentado; mas a palavra de Deus não está presa. Portanto, suporto tudo por amor dos eleitos, para que eles também possam alcançar a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna”.

Os soldados engajados na guerra não se envolvem nos assuntos do mundo. Isso significa que quando foi salvo, você se alistou. Jesus é o nosso Capitão. A única maneira de viver isso é conhecer quem te alistou.

Quando Paulo fala em competir de acordo com as regras, a Bíblia não é um conjunto de regras que eu devo seguir. É um conjunto de diretrizes que eu tenho o privilégio de seguir! Não posso alcançar a salvação por meio delas; é pela graça que somos salvos, mas Deus não descarta a Lei. A Lei é cumprida na palavra da justiça. E se você ama a Deus com todo o seu coração, mente, alma e força? Se eu amo a Deus com toda a minha mente, não posso mais retornar e cometer os pecados da minha vida passada, porque agora estou amando a Deus – o primeiro mandamento – com tudo o que sou, e agora estou amando o meu próximo como a mim mesmo, e nisso toda a Lei é cumprida. Portanto, quanto mais me apaixono por Jesus, menos ouço as vozes que não são Dele. Vamos renovar nossas mentes na Palavra de Deus e aprender a sofrer bem pelo evangelho de Jesus Cristo! Viver piedosamente é viver como Jesus!

Com amor,

Todd White

Fundador do Lifestyle Christianity

Write a comment