Depois de um tempo, crescendo e vivendo na igreja, você percebe que não se trata de somente ir à igreja
É sobre se tornar o templo do Espírito Santo, é sobre Ele possuir você e se tornar o que Ele pensou sobre você. Ele te criou para brilhar, para estar em chamas, para ser a luz do mundo aonde quer que você vá. Você deveria ser tão brilhante que as pessoas ficam tipo, WOWWWW! A realidade da Lei na Bíblia é que, se você quebrou uma Lei, você quebrou todas. Tiago 2:10 diz: “Pois qualquer que guardar toda a lei, e ainda assim tropeçar em um ponto, torna-se culpado de todos”. É por isso que não podemos comparar testemunhos. Se eu fiz todas as coisas horríveis que fiz, e você não fez “nada” em comparação, mas você pecou em apenas um ponto uma vez (quem não pecou? Ninguém além de Jesus), você quebrou toda a Lei também, então nossos testemunhos são os mesmos. Veja, o que fazemos é nos compararmos uns aos outros – ouvimos um testemunho poderoso. As pessoas dizem: “Eu nasci na igreja”. Não, sinto muito, você nasceu em pecado. Mesmo que sua mãe tenha dado à luz a você no banco da igreja, você ainda nasceu em pecado. Somos treinados no pecado por toda a nossa vida – do jeito que parece certo para um homem – até encontrarmos Jesus. Não haverá diferença entre a sua vida e a de outra pessoa. Alguém tem que ser a mudança, cara. A Bíblia diz para ser frio ou quente. Jesus diz que deseja que você seja frio ou quente. Jesus disse que se você for morno, Ele o vomitará da Sua boca. Jesus vomita. Isso é uma coisa difícil para se pensar. Mas por que isso importa – ser frio ou quente?
Quando fui salvo, passei de um frio congelante para um calor ardente
Eu era frígido e nem sabia disso. Era escravo do pecado, estava morto em minhas transgressões – estava perdido. Isso somos todos nós. A Bíblia não diz: Esta minha pequena luz, vou deixá-la brilhar. É uma música cativante, mas está errada. Em Efésios 5 diz que você andava em trevas até encontrar Jesus, até nascer de novo, até ser cheio do Espírito de Deus e seguir nessa incrível jornada de renovação da mente. A renovação da mente é uma arte perdida. As pessoas dependem do pastor para renovar sua mente – e se o pastor precisar de renovação mental? Ele deve precisar. Todos nós precisamos. A Bíblia diz que devemos procurar nos apresentarmos a Deus aprovados. Com o que você brilha, o que você mostra, como você pensa, como você responde, como você anda, como você fala, como você ama – isso é se mostrar aprovado por Deus. A Bíblia diz em Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Isso soa assustador? Bem, mas não é. Você pode literalmente provar a Palavra de Deus com a forma como vive sua vida.
As pessoas me dizem que eu amo muito porque fui muito perdoado, mas pode soar como uma desculpa para os outros não amarem bastante também. Em Lucas 7, a mulher com o jarro de alabastro não fazia parte daquele momento. Então ela invade a casa, mesmo sendo indesejada, e os fariseus vão até lá para tirá-la. Mas ela tinha que entrar, porque havia Alguém sentado lá dentro que não era qualquer um. Aquele Alguém que estava lá era a verdade personificada. Se houvesse alguém que pudesse vir contra ela, seria Ele mesmo, porque era o único com esse direito, pois nEle não havia pecado algum. Simão, o fariseu, diz que se Jesus realmente fosse um profeta e soubesse quem ela era, não a deixaria estar lá. porque era uma pecadora. Isso é justiça própria, cara. Simão está raciocinando em seu coração, e Jesus sabe o que ele está pensando. O que nos dá o direito de saber o que as pessoas estão pensando é para que possamos libertá-las. Você pode lidar com isso? O amor pode lidar com isso. Corações ofendidos não podem. Um coração ofendido é ofendido porque eles o usariam para sua própria glória.
Então Jesus conta a Simão a parábola do servo que devia muito, e do servo que devia pouco. O mestre sabia que nenhum dos dois poderia pagar suas dívidas, e o mestre decidiu perdoar a ambos. Qual deles amaria mais o mestre? Ele respondeu aquele que devia muito ao mestre. Então Jesus disse: Você respondeu corretamente, e esta mulher que é pecadora, porque muito foi perdoada, ama muito. O que é muito? Ouça, o que aconteceu quando Jesus diz que ela está perdoada? A mulher foi perdoada um pouco ou completamente? Isso o separará da inocência, da intimidade: você precisa entender que Deus quer passar tempo com você. O que poderia fazer você pensar diferente? Algumas desculpas como… Talvez Ele esteja ocupado, talvez Ele seja isso ou aquilo. Mas a realidade é que a culpa, a vergonha e a condenação no Corpo de Cristo são tão fortes que raramente as pessoas conseguem entrar no lugar secreto. As pessoas estão tão ocupadas com essas coisas, que quando ficam sozinhas e tentam ter intimidade com Deus, o barulho é tão forte que não conseguem ouvir.
Essa mulher foi perdoada completamente
Se você é perdoado um pouco, você vai perdoar um pouco. Se você for perdoado completamente, você vai amar completamente. A culpa diz: não estou perdoado. A vergonha diz: ainda existe em mim, não consigo me livrar disso e nunca vou conseguir. A condenação diz: Você é digno de julgamento. Se isso for verdade em você, isso não é uma boa notícia. Se essa parte é deixada em um cristão quando nasce de novo, muitas coisas acontecem. Você nasce nos espírito, mas está indo na direção errada. Quando você nasce de novo, seu espírito é regenerado, você se torna um espírito com Deus, carne de Sua carne, osso de Seu osso. Então, de repente, você está totalmente ligado a Ele. Há outra coisa que acontece: você sai das trevas para a luz do Filho do Seu amor. Você passou de perdido diretamente para achado. Você passou de cego para alguém que vê. Quando você estava perdido, você estava com frio. Quando você foi encontrado, você se tornou quente. No dia em que você foi salvo, você se lembra do que aconteceu? Tudo mudou. De repente, o sol está mais brilhante, a grama está mais verde e o céu está mais azul. É quando percebemos que Ele nos amou primeiro.
Mas o primeiro amor não é algo que apenas permanecemos, a menos que percebamos o que realmente significa. Você tem que mergulhar na Verdade e permitir que a Verdade seja o nível mais alto de amor em sua vida. Jesus diz em João 10:27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem”. Esta Voz silencia todas as outras vozes. Esta é a Voz que todo cristão ouve se nascer de novo. À medida que você mergulha e vê a Palavra de Deus através das lentes da justiça, esta Voz não vai parar. E você vai ouvi-Lo continuamente. E esta Voz soa assim: João Batista surtou na barriga de Isabel quando Maria subiu com Jesus na dela. Toda a sua vida estava sendo preparada para os batismos no rio Jordão. Todo mundo vai ver João, mas ele é apenas uma luz, preparando o caminho do Senhor. Jesus nunca deixou de ser o Filho de Deus, mas escolheu não usar seus direitos divinos na terra. Ele é totalmente Deus e totalmente Homem. Jesus desce ao rio, e João diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Isso significa que Jesus não apenas perdoou você, Ele tirou seus pecados. Ele pagou o preço para que nossos pecados não fossem mais lembrados. Esta é a aliança que Deus fez conosco naquele dia – o dia em que Jesus foi crucificado. Não me lembrarei mais de seus atos fora da lei – se Deus não se lembra deles, o que lhe dá o direito de lembrar? Se Deus não está usando isso contra você, o que lhe dá o direito de usar isso contra você? Você está ouvindo a voz de um estranho? Quando você entra na intimidade com o Pai, o diabo fica acabado. O Pai não está procurando uma concubina, mas uma noiva. Nosso Pai é um Deus que guarda a aliança. Ele nos ama muito. Jesus diz a João que ele precisa batizá-lo. João disse que precisava de Jesus para batizá-lo. Mas aquele batismo ao qual João se refere não estaria disponível até o dia de Pentecostes. Jesus precisava ir primeiro. Entenda isso. Jesus diz a João em Mateus 3:15: “Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça”. Jesus cumpriu 613 leis e 10 mandamentos perfeitamente.
Ouvir Deus falando conosco nos mantém mortos para nós mesmos. Como podemos tomar a nossa cruz e segui-Lo? Não é negando o diabo, pegando nossa cruz e seguindo a Jesus; o inimigo já foi negado. É negar a si mesmo – autopreservação, egoísmo, inveja – todo esse lixo. Quando você não entende sua identidade e Sua bondade, você odiará a Cristo. Assim como os filhos de Israel. Ele não será suficiente para você; você vai precisar de outra coisa. Se você está se alimentando de mídias sociais e todas essas coisas na internet (não estou dizendo que são ruins, apenas como você as usa), e está se perguntando onde está Deus, isso acaba se tornando uma ferida auto infligida. Você está se ferindo continuamente comendo as coisas erradas. E, de repente, temos essa dor escancarada e nos perguntamos onde está Deus. Não culpe Deus por feridas auto infligidas. Depois de Jesus ser batizado nas águas, os céus se abriram para Ele e uma Voz falou: Este é o meu Filho amado em quem me comprazo… Por que o Pai disse isso? Porque Jesus cumpriu a justiça. Então Jesus foi para o deserto desinteressadamente – não egoisticamente – e voltou daquele deserto com uma posição altruísta no Espírito Santo e poder. O único deserto legal para um cristão entrar e sair é aquele em que o resultado faz você sair mais convicto da Presença de Deus e com uma revelação maior de quem é Jesus. Será melhor sair no poder. Você não irá desejar outra coisa.
Jesus lá fora responde ao diabo – não há Escritura distorcida porque Jesus é a Escritura. A Bíblia diz que você deve ser uma carta viva – estude e mostre-se aprovado. Sua vida deve ser a própria Palavra que você conhece. Quando o diabo oferece todo o domínio a Jesus, por que ele ofereceu isso? Adão recebeu o domínio para subjugar a terra, mas ele perdeu o domínio, a identidade e a autoridade no Jardim. Sim, por meio da morte e ressurreição de Jesus, Ele restaurou o domínio e a autoridade, mas a identidade é algo que precisa ser restaurado. Porque se você vive e anda em autoridade e domínio, mas sem identidade, você pode sucumbir. Você pensará que é apenas sobre o poder de Deus, mas é realmente sobre saber o quanto Deus realmente ama você. Isso o liberta da culpa, da vergonha e da condenação. E ministério não é sobre desempenho. Você não gostaria de estar livre de toda a culpa, vergonha e condenação? Minha esposa e eu vivemos há 18 anos livres. E o que as pessoas me dizem é que temos um dom especial, e eu digo que elas também têm, elas simplesmente não o desembrulharam. Você e eu devemos reinar como reis através do dom gratuito da justiça e da abundância da graça. O dom gratuito da justiça é dado a todos nós. Embora tenhamos uma fome de ver as pessoas curadas – e deveríamos porque é o pão dos filhos – se eu não buscar o que devo buscar, já estou determinado ao fracasso e a buscar o mundo. Se eu não entendo o que significa estar bem com Deus, estou vivendo em condenação. A justiça é a única coisa que traz a voz do Pai a você, que diz que você é Seu filho, e que Ele está satisfeito com você. Qualquer outra coisa fora disso é falsificada. Dizer que Deus te ama é diferente de saber que você é amado por Deus. Você precisa passar por isso até que seja uma realidade de que você é livre. As Escrituras não dizem que o ministério o libertará. A Bíblia diz em João 8:32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Bem, a Verdade é uma Pessoa – Jesus. E João 14:6 diz: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.’”
Deus não está vindo para salvá-lo de um diabo grande e gordo
Jesus pagou um preço para libertá-lo de você. A liberdade é atraente. Quando fui salvo, eu tinha todo esse lixo, todo esse caos, toda essa tragédia, tudo isso foi auto infligido. Quando Ele me salvou, eu acreditei. Romanos 12:1 diz: “Por isso, irmãos, rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo e santo, agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Estou oferecendo meu corpo a Deus e agora preciso renovar minha mente. Como posso amar a Deus com toda a minha mente se não aprender sobre Ele? Se eu não O amo com toda a minha mente, então a pornografia tem acesso a mim. Realmente não é complicado. É muito simples, mas você tem que fazer o trabalho que cabe a você. Você pode dizer: Bem, eu não quero trabalhar; já estou exausto de tanto tentar. Não, seu trabalho é seu campo missionário. Você não precisa ser um evangelista, você só precisa ser um cristão – alguém que sabe quem eles são! O que Jesus diz? Sigam-me e eu os farei pescadores de homens. Esses caras não eram evangelistas – eram pescadores! Descubra quem Deus diz que você é.
Ele está esperando que você tenha fome para que você O busque
O sangue de Jesus purifica você de toda injustiça. Mas eu não posso andar na fé de ninguém. Eu tenho que abrir a Palavra e me conectar com ela – realmente sabendo que fui lavado. A maioria dos cristãos ainda está na prisão, na prisão de suas almas. É uma prisão de vapor – as paredes não são reais, são mentiras. É apenas a Verdade que o torna livre. A verdade é que “…Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Jesus não diz que a vida eterna começa quando você vai ao seu encontro. Jesus nos diz o que é a vida eterna em João 17:3: “… esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Conheça, comunique, caminhe com você, divirta-se com você. Para que conheçam a Ti, o Único e verdadeiro Deus. Estamos ligados e nunca separados. Toda vez que leio esta Palavra, aprimoro minha vida cristã. Temos que começar com o plano original de Deus. Portanto, tendo sido justificado – o que é justificado? – Eu gosto de resumir como se eu nunca tivesse comido do fruto proibido da árvore. Ter paz com Deus. O castigo da nossa paz estava sobre Jesus (Isaías 53). Com o que a maioria dos cristãos é atormentado? Culpa, vergonha, condenação, medo, preocupação, ansiedade? Qual é a resposta para se preocupar? Mateus 6 nos diz para não nos preocuparmos. Diz para considerar os pássaros… considerar os lírios… Nosso Pai celestial provê para todos eles. Quanto mais valioso você é do que eles? Por que estou falando de valor? Porque é tudo uma questão de valor. Jesus não pagou um preço na cruz apenas para levá-lo ao céu. O céu faliu para ter VOCÊ de volta. O céu desistiu de tudo, porque Deus disse que cada um de nós era digno do sangue de Seu Filho. Então, quando o diabo diz que você não tem valor, e você concorda, está dizendo que o sacrifício de Jesus não valeu a pena. O céu não pagou com o Filho de Deus por sua vida? Então isso significa que você está em igual proporção ao preço que foi pago por você. Assim, o sistema de valores do céu está em um homem inocente pendurado em um madeiro enquanto você ainda era um pecador maluco – Ele pagou o preço. A escritura diz: “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos concederá juntamente com Ele, gratuitamente, todas as demais coisas?” Romanos 8:32. E não estou falando sobre coisas – estou falando sobre Ele. Isso não é sobre você; trata-se de promover o Seu Reino e trazer-Lhe glória. Então, não se preocupe.
Mateus 6 diz não se preocupe, não se preocupe, não se preocupe, MAS, você busca primeiro o Reino de Deus e Sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a você. Nós confundimos. Procuramos as coisas e elas nunca vêm. Mas não O buscamos. Romanos 14:17 diz que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas é justiça, paz e alegria. Quando percebo a realidade de que estou bem com Deus, de repente, estou na contramão com o diabo. Tenho uma posição correta com Deus, o que significa que tenho intimidade com Ele. Intimidade para mim é, Ele está em mim, você vê? Agora que você está certo com Deus, vamos para a próxima batalha. Se você não é íntimo, a mente carnal está em inimizade com Deus.
A verdade do sangue de Jesus é que ele deve lavar sua consciência de todo o mal que você fez
O que o sangue de Jesus fez por mim? Sem sangue não há expiação. O pecado desenvolveu uma consciência de culpa em todos nós. O sangue de ovelhas e cabras não foi capaz de cobrir o pecado do povo israelita. Quando Jesus estava na cruz, você O ouve dizer estas palavras: “Está consumado”. A realidade do sacrifício de animais havia acabado. Então Jesus cumpre a aliança com o homem naquela cruz: Aquele que não conheceu pecado se tornou pecado para que você e eu pudéssemos nos tornar a justiça de Deus em Cristo Jesus. Todo pecado veio sobre Jesus. Jesus foi o sacrifício. Imediatamente o céu escureceu, e o véu foi completamente rasgado para mostrar ao povo que eles não precisavam mais de um sacerdote para se encontrarem com Deus. Jesus pagou esse preço, desceu, mas não ficou morto, e no terceiro dia ressuscitou vitorioso! Isso fará com que você caminhe em tal vitória como mais do que um vencedor todos os dias. Quando você se arrependeu lá atrás, Deus lavou sua consciência. O inimigo tentará trazê-lo à tona e atormentá-lo se você permitir. A menos que entendamos o que significa ser lavado e limpo por Deus, permaneceremos limpos pelo padrão de Deus, mas sujos aos nossos próprios olhos.
Jesus paga esse preço e, na sequência, Maria vem ao sepulcro vazio e relata aos outros discípulos
Ela ouve uma Voz e pensa que é o jardineiro. Mas ela reconhece a Voz. Jesus diz: Não se apegue a Mim, tenho algo que preciso fazer. Jesus está prestes a tomar sangue e colocá-lo no propiciatório no céu. Jesus diz a ela que está ascendendo para “Meu Pai e seu Pai”. Deus não era um Pai pessoal e íntimo com as pessoas até então. Depois, Jesus é visto pelos próximos 40 dias. Quando Jesus aplicou Seu sangue no propiciatório no Céu, isso nos tornou irrepreensíveis, imaculados e santos. Esse sangue nunca coagulou – ainda está gritando “MISERICÓRDIA” agora. Se você veio a Jesus e disse: Senhor, perdoe meu pecado. Deus não respondeu, talvez. Assim que o coração vê e confessa que está confuso, Jesus é fiel e justo para purificá-lo de toda injustiça, o que significa que tudo o que resta é justiça.
Portanto, buscai primeiro o Reino de Deus e Sua justiça. A justiça é a remoção completa de todo o lixo do seu passado. As coisas velhas já passaram, todas as coisas se fizeram novas. Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura – uma que não existia antes. Sua misericórdia é nova a cada manhã.
A verdadeira graça não é desleixada; é majestosa. A graça real é Deus te capacitando para tornar a Verdade real em você. A verdadeira graça é a disposição de Deus de perdoá-lo e capacitá-lo. A verdadeira graça leva você ao arrependimento.
Eu desafio você a se olhar no espelho e dizer: “Há um homem/mulher que Deus se deleita em viver dentro”.
Quando você começa a ler a Bíblia através das lentes corretas do seu posicionamento em Deus, acabou para o inimigo. O inimigo vem atrás de nós por falta de conhecimento. Oséias 4:7 fala sobre o povo de Deus padecendo por falta de conhecimento, tendo recebido esse conhecimento, eles o rejeitam. O Corpo de Cristo tenta contornar a justiça. Pessoas orientadas para o trabalho dirão que é muito fácil; não pode ser tão simples quanto a justiça recebida. Milagres são o subproduto da filiação. Deus quer usar você, e Ele o fará. Ele vai falar através de um burro! Mas você tem que capinar seu próprio jardim. Você tem que tomar seu coração, e você tem que saber o que é a Verdade. Você tem que estudar a verdade para se mostrar aprovado. Há tantos aplicativos disponíveis no seu telefone ou iPad – você pode ter uma concordância Bíblica no seu telefone! Mas as pessoas usam seus dispositivos por todas as outras razões.
Aos olhos do Pai, todos os que creem em seus corações e O confessam com suas bocas que Jesus é o Senhor, não são culpados
O Pai acredita que o sangue de Jesus foi suficiente. Isso não é graça desleixada. É a verdade. E Ele derramou Seu Espírito Santo nesta terra para nos fazer parecer com Jesus. Você tem duas pessoas da Divindade intercedendo por você – Jesus e o Espírito Santo. Deus não está querendo bater em você; Ele está querendo levantá-lo apenas o suficiente para olhar em seus olhos. Seus olhos não estão cheios de raiva, eles estão cheios de amor e misericórdia. Se você pudesse ver isso, você realmente amaria estar com o Pai. Se você apenas subisse um pouco mais alto e entendesse que Deus o ama, e soubesse que Seus planos e pensamentos são para você. Se você tivesse tempo para acreditar na Verdade e deixar que a Verdade o libertasse e o mantivesse livre, você seria uma luz brilhante e radiante: seja um exemplo de como é acreditar na Verdade, andar na Verdade, espalhar a Verdade, por onde quer que você vá!
Com amor,
Todd White
Fundador do Lifestyle Christianity