A Palavra de Deus acima de tudo

Devemos atribuir a máxima importância à Palavra de Deus e cultivar a disciplina de aprofundarmos nela. Se negligenciarmos o estudo da Palavra e não colocarmos Sua Palavra em nós na privacidade do nosso lugar secreto, enfrentaremos dificuldades para prosperar na vida. . Sem um clamor de coração pela verdade da Palavra de Deus, não podemos sobreviver. Nos tornaremos vulneráveis, sujeitos a ser manipulados e enganados, resultando em potencial destruição em nossas vidas. A única maneira de viver com um propósito vitorioso é permanecer firmes na Palavra de Deus.

Hebreus 4:12 (NASB) diz: ” Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais afiada do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até dividir alma e espírito, juntas e medulas, julgando os pensamentos e intenções do coração.” Cada indivíduo é composto por três partes distintas: o espírito, a alma e o corpo. Quando experimentamos o novo nascimento, nosso espírito é renovado, orientando-nos no caminho correto.

Antes de aceitar Jesus, nosso espírito segue na direção errada, afastando-se de Deus. Com Jesus, nosso espírito é regenerado, nos tornamos verdadeiramente um com Deus, embora possamos não estar plenamente cientes disso no momento da salvação. Inicialmente, experimentamos alegria ao conhecer Deus, observando uma transformação notável na percepção do mundo ao nosso redor. Contudo, a empolgação inicial muitas vezes desvanece quando deixamos de buscar continuamente a verdade e negligenciamos a disciplina de permanecer na Palavra de Deus. Gradualmente, sem perceber, reintroduzimos hábitos prejudiciais e nos tornamos uma mistura confusa de valores.

Este conceito pode parecer simples, e talvez você já tenha ouvido isso anteriormente, mas é uma mensagem que todos nós precisamos ouvir novamente. Você pode estar há 25 anos no cristianismo e ainda precisa ouvir isso novamente. Por quê? Porque ninguém está acima de ninguém. A Palavra é vida. É uma lâmpada para os nossos pés.

O Salmo 119:9-11 (NVI) diz: “Como pode o jovem purificar o seu caminho? Observando de acordo com a Tua palavra. De todo o coração te busquei; Oh, não me deixe desviar dos Teus mandamentos! Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. Essa verdade aplica-se a homens e mulheres, jovens e idosos.

Jesus diz em Mateus 7:21 (NKJV): “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”. Você pode se perguntar: “Como posso fazer a vontade de Deus no céu?” Deixe-me dizer: a Palavra de Deus é viva, nítida e ativa. Permita-me explicar: a Palavra de Deus é dinâmica, clara e eficaz. Sua alma, compreendendo mente, vontade e emoções, permanece como era antes, enquanto seu espírito é regenerado, tornando-se um com Deus. Embora Deus tenha soprado sobre isso, você tem que fazer o trabalho de renovação da sua mente para conhecer o coração de Deus e entender Sua Palavra.

Paulo nos diz em Romanos 12:2 (NASB), “não vos conformeis com este mundo…” Você agora saiu do mundo. A Bíblia diz para nos separarmos do mundo quando nascemos de novo. Você estava lá no mundo, agora você está aqui no Reino do amor do Filho de Deus. Você estava perdido, agora você foi encontrado. Você estava cego, agora você vê. Você estava morto, agora você está vivo. Você precisa descobrir o que isso significa.

Romanos 12:2 continua: “mas transformai-vos pela renovação da vossa mente…” Então é aí que estamos falando sobre a alma. A Palavra de Deus distingue entre a alma e o espírito; seu espírito é regenerado, você é uma nova criação. Não importa se você é cristão há 40 anos; sem estar imerso na Palavra, permanece como uma criança espiritual. É importante que esta Palavra ganhe vida em você, e comece a permitir que isso cultive uma mentalidade totalmente nova dentro de você, para que você possa começar a pensar com a mente que lhe foi dada, em vez da velha mente com a qual você nasceu.

Você precisa nascer de novo. Nascer de novo significa ser gerado novamente, implica compreender nosso novo Pai. Se não estabelecermos uma conexão com Ele, inevitavelmente nos ligaremos a padrões antigos. Buscar incessantemente a aprovação do pai terreno, que talvez nunca tenha expressado amor, é como tentar saciar a sede de um copo vazio. Emoções não são a verdadeira busca; é a fé que buscamos, pois o justo vive pela fé, não pelos sentimentos. E a fé vem pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus. Seus sentimentos nunca poderão ser completamente satisfeitos por um pai terreno — especialmente por alguém que não conhece a Deus. Seus sentimentos só podem ser satisfeitos quando sua fé está satisfeita, porque quando a fé existe, os sentimentos seguem a fé e isso é saudável. Mas quando os sentimentos precedem a fé, eles são destrutivos.

Assim, crescemos no mundo, sendo treinados pelo deus deste mundo, conforme diz em 2 Coríntios 4. Satanás cega os olhos para que não vejam a luz da glória do evangelho que está em Cristo Jesus. Então, quando você é salvo, as vendas são retiradas, mas se você não buscar a realidade do motivo pelo qual foi salvo, você nunca conhecerá a vontade de Deus. Portanto, a vontade de Deus é encontrada em Jesus Cristo, tudo o que Jesus fez foi em completa submissão à vontade de Deus. Tudo o que Ele fez foi o que Deus lhe mostrou para fazer e dizia exatamente o que Pai lhe falava. Portanto, a vida de Jesus é a vontade de Deus personificada. Ele não agiu como Deus, mas sim como totalmente Deus e totalmente homem, deixando de lado Sua divindade, humilhando-se e tornando-se servo. Desde a infância até a idade adulta, Ele viveu uma vida exatamente como nós, enfrentando tentações em todos os aspectos, mas sem pecado. Então, quando tinha 30 anos, o Espírito Santo desceu sobre Ele, os milagres começaram a acontecer e passou a expulsar demônios. Você pode fazer a mesma oração em Romanos 8:11 para que o mesmo Espírito que habitava em Jesus venha sobre você. Por quê? Para receber poder. Deus quer lhe dar poder! Mas isso também é perigoso se você não souber sua identidade. Lembra? “Nem todo mundo que me diz: Senhor, Senhor…” “Senhor, Senhor” significa “Mestre, Mestre”.

Considere este pensamento: quando você é salvo, Jesus se torna seu Salvador, mas não automaticamente seu Mestre. A maioria das pessoas é salva e pensa: “Jesus é o Salvador; Ele morreu para que eu fosse para o céu.” Porém a verdade plena é que Jesus pagou o preço final não apenas para te levar ao céu, mas para colocar o céu em você. Alguns crentes, embora tenham fé suficiente para irem para o céu, não fé suficiente para que o céu entre nelas. Isso é religião. A religião diz que se trata apenas de chegar ao céu um dia, e você sempre será um pecador até chegar lá.

Mas a Bíblia diz que quando você é salvo pela graça por meio da fé, você se torna justificado – como se nunca tivesse pecado. Deus o vê como alguém que nunca pecou, proporcionando não uma licença para pecar, mas uma capacitação pela graça para viver uma vida transformada. Jamais desejamos voltar para onde estávamos porque aquele antigo “eu” está morto e crucificado em Cristo. A fé declara em Gálatas 2:20: “Fui crucificado com Cristo; e já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”. II Coríntios 5:15 (NASB) diz que “…aqueles que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que morreu e ressuscitou em seu nome”.

Então, tudo isso é sobre você morrer para si e viver para Cristo. Toda a sua vida cristã consiste em negar a si mesmo, pegar sua cruz e segui-Lo. Como o “eu”  dá frutos? O “eu” dá frutos através do caminho que parece certo para um homem cuja mente não está renovada. Uma mente não renovada é aquela que não cultiva intimidade com o Pai, hesita em se aproximar do trono da graça em tempos de necessidade e não se considera digna de tal aproximação. Jesus Cristo possibilitou nossa chegada ao trono da graça por meio de Seu sacrifício, permitindo-nos ir diante do Pai, falar com Ele diariamente, sem que Ele desvie o olhar. Entretanto, sentimentos de culpa, vergonha e condenação são as forças que nos afastam dessa preciosa realidade. É por isso que você deve estar na Palavra e em intimidade com o Pai, para que você possa conhecer a verdade, e é a verdade que nos liberta para viver a vida pela qual Jesus pagou o preço!

 

Com amor,

Todd White

Fundador do Lifestyle Christianity

Write a comment