Andando em Liberdade

Você caminha em liberdade na medida em que compreende a verdade. Em João 8:32, Jesus disse aos Seus discípulos “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Como compartilhamos em nosso último devocional, Jesus pagou o preço total por sua liberdade na Cruz, então a liberdade total está disponível para você! Vamos glorificar a Deus por isso! Contudo, é sua responsabilidade agarrá-la, é você quem deve trilhar esse caminho. A salvação eterna – o ato de nascer de novo – é a parte essencial da cruz, mas Jesus deu tudo para que você também pudesse viver uma vida vitoriosa nesta terra. Deus não deseja apenas a eternidade com você – Ele quer um relacionamento com você aqui e agora.

Quando recebemos a revelação de que somos filhos e filhas de um Pai amoroso que nos deseja, cuida de nós, caminha ao nosso lado e tem planos incríveis para nós, começamos a agir a partir de um lugar de segurança que só pode ser encontrado Nele.

Um pilar fundamental da vida cristã é acreditar que Deus é exatamente quem Ele declara ser e, portanto, você é quem Deus diz que você é. Deus é tão apaixonado por você. Ele abomina o pecado porque este é o oposto à Sua natureza, sendo assim contrário à nossa natureza como portadores de Sua imagem.

No entanto, Ele não sente aversão por você. Seu comportamento não define sua identidade. Ele é infinitamente bom. Tão bom, na verdade, que Ele esquece completamente seus pecados e a pessoa que você era antes de conhecê-Lo. Ele os lança no mar do esquecimento. Por conta desse ato amoroso, não temos motivos para viver em culpa, vergonha ou condenação.

João 17:3 nos diz que Jesus veio para revelar o Pai: “… a vida eterna é esta: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (NKJV). Quando somos salvos, nosso espírito entra em unidade com o Espírito Santo.

Assentamo-nos à mesa da comunhão com o Deus Vivo e nos deleitamos com Sua Palavra e Seu relacionamento conosco. Nós dialogamos com Ele, absorvendo Sua Palavra para a santificação de nossas almas Nossas almas – mente, vontade e emoções – ainda estão em rebelião e precisam ser salvas, mas conforme internalizamos as Escrituras e permitimos que o Espírito Santo nos guie e nos convença, nos tornamos cada vez mais conformes à imagem de Jesus.

O capítulo 7 de Romanos aborda o conflito entre nosso ser espiritual, que busca fazer o que é correto, e nossa carne, que anseia pelo oposto. Muitas vezes nos encontramos querendo fazer o bem, mas fazemos o mal que não queremos. Você já se identificou com essa luta interna? No entanto, não podemos estagnar nesse ponto. A chave está em avançar para o capítulo 8, onde encontramos a solução definitiva.

Os versículos 1-11 dizem: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Pois a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enfraquecida pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, por causa do pecado condenou o pecado na carne; para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Pois os que vivem segundo a carne pensam nas coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito, nas coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto pelo pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita”.

Então o que precisa mudar? Nossas mentes carnais! Nossas mentes que cresceram e são influenciadas pelos caminhos e sabedoria do sistema mundial.

Romanos 12:2 diz que devemos ser transformados pela renovação de nossas mentes. Não é uma opção. Devemos ter uma mente espiritual para que tenhamos vida e paz. Como discípulos de Cristo, devemos mudar nossas mentes, e fazemos isso recebendo a mente de Cristo. Como recebemos a mente de Cristo? Colocando a Palavra de Deus dentro de nós regularmente e permanecendo em Jesus. Quando você se encontrar lutando contra a tentação ou querendo se livrar de um hábito que sabe que não combina com sua imagem de Jesus, abra a Bíblia. Veja o que Deus tem a dizer sobre isso. Você tem a garantia de encontrar a verdade de Deus sobre qualquer assunto, porque todo problema tem uma raiz. Pesquise no Google as Escrituras sobre essa luta e você obterá instantaneamente tantas passagens vivificantes para memorizar e falar para fortalecer seu homem ou mulher interior.

Aproxime-se de figuras de pai e mãe tementes a Deus, de irmãos e irmãs que o apontarão para Deus e o edificarão Nele. Por fim, mantenha seu coração brando e sua consciência limpa, obedecendo à convicção e aos sussurros do Espírito Santo. Ele está aqui com você para criar um novo coração e renovar um espírito correto dentro de você!

Lembre-se de que é a verdade que nos liberta e nos mantém livres.

 

Com amor,

Todd White

Fundador do Lifestyle Christianity

Write a comment