Graça capacitadora

A graça é a capacitação do céu para andar na verdade. Nunca se canse da graça. Pedro diz: “Graça e paz vos sejam multiplicadas pelo conhecimento de Deus” em 2 Pedro 1:2 (NVI). Bem, a minha parte favorita da palavra grega para graça – “charis” – é a última parte da Concordância de Strong porque fala sobre graça para a salvação. Não diz que graça é salvação. É para a salvação. Portanto, a graça é recebida por meio da fé.

A graça me capacita a entender o que é fé. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem, de acordo com Hebreus 11:1. A graça me capacita a agarrar as coisas que não são vistas e puxá-las para o “agora”.

A graça é a inspiração divina de Deus em meu coração que reflete o próprio Deus em minha vida. Se é a inspiração divina de Deus em meu coração através da ação do Espírito Santo, então a ação do Espírito Santo inspira divinamente meu coração. E de acordo com Hebreus 4:12, 13 (NKVJ) “…a palavra de Deus é viva e poderosa, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, penetrando até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Não há criatura escondida da sua vista, mas todas as coisas estão nuas e abertas aos olhos daquele a quem devemos de prestar contas.” Todos devemos prestar contas – por quê? Porque tenho a Palavra de Deus que está viva e que é capaz de transformar minha alma para mudar a maneira como penso, e que me capacita a ir atrás de Deus com tudo que há em mim.

Não preciso parecer piedoso enquanto nego o poder da piedade (2 Timóteo 3:5). Posso aparentar ter piedade, mas também viver em piedade! E quando você insiste nisso, 2 Timóteo 3:12 diz: “…todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus sofrerão perseguição”. Então, quando você vive piedosamente – não fala piedosamente, não prega piedosamente, não memoriza, nem recita piedosamente – mas realmente vive piedosamente, você sofrerá perseguição. Quando você insistir e tiver fome e sede de justiça, você será saciado. E então a piedade entra em sua vida e se torna o foco número um. O legalismo diz: “Sou piedoso, estou escondido em Cristo, posso fazer tudo o que quiser – Deus sabe que sou um pecador”. Mas estou aqui para lhe dizer que isso não é o evangelho. Deus diz em Efésios 2 que quando você é salvo, você é salvo pela graça, por meio da fé, e você é justificado das obras mortas para servir a Deus. O sangue de Jesus limpa sua consciência das obras mortas e más, para que você ande e viva uma vida santa.

Há um chamado, e seu chamado é ser santo; ser puro diante de Deus todos os dias da sua vida. Se algo viola a sua consciência, você se arrepende, você vai atrás da verdade do que a Palavra de Deus diz, então, essa verdade muda sua maneira de pensar para que a mentira não tenha acesso a você. E quando Satanás – o governante deste mundo – vier, ele não terá nada contra você. Então, quando a acusação vem, nada disso é verdade. Você não precisa se vingar porque Deus já te justificou. As Escrituras dizem que a vingança é do Senhor. Esperamos que se arrependam antes de estarem diante de Deus. Em Mateus 12:37 diz que pelas suas palavras você será justificado, e pelas suas palavras você será condenado.

Isso significa que quando estou diante de Deus, preciso me certificar que vou manter meu coração puro de todo o lixo que vem contra mim. Preciso parar de me ofender. Não posso permitir que essas coisas interfiram na forma como vejo Deus e como Ele me vê. O que Satanás deseja é fazer com que você se sinta acusado, porque se ele conseguir isso, ele pode te tornar o acusador.

Mas se ele não tiver nada do que te acusar? E se o seu coração for puro? Se você tem algo de que ele possa te acusar– não se preocupe – ARREPENDA-SE. Deus diz em 1 João 1: 9: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Significa que tudo o que resta é o quê? Justiça. O inimigo não pode condenar isso. Se você está permitindo algo em sua vida que precisa mudar, arrependa-se. Descubra o que Deus pensa – se aproprie da Sua perspectiva, da Sua Palavra, da Sua verdade – este é o antídoto, o bálsamo de cura, a purificação. Pegue e aplique isso. Arrependa-se e fique livre.

II Coríntios 10:4 diz: “Porque as armas da nossa guerra não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas…” Precisamos ter certeza de que estamos levando cativo todo pensamento que se exalte contra o conhecimento de Deus, porque a graça te capacita a realmente ter a plena manifestação do conhecimento de Deus em sua alma. Mas você precisa fazer a sua parte! Não viva de qualquer jeito. A justiça é fundamental. O relacionamento com Deus é fundamental. Romanos 8:1 (NVI) diz: “Portanto, agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Você não deve viver na carnalidade. Você precisa viver com todo o conhecimento e graça de Deus em sua vida. Você deve viver capacitado em justiça com a verdade do que Deus diz, e não importa o que outros possam dizer – isso é prioridade. Vá atrás Dele com tudo o que há em você!

 

Com amor,

Todd White

Fundador do Lifestyle Christianity

Write a comment