Posicionando seu coração

Independentemente de sua profissão – seja você advogado, professor, pastor, garçom, balconista de mercearia, empresário, mãe dedicada em casa ou estudante – atender ao chamado de Deus em sua vida é fundamental para cumprir o propósito do Reino. Talvez você ainda esteja descobrindo sua verdadeira vocação ou talvez já esteja servindo em algum lugar, mas ainda não tenha discernido plenamente o seu chamado.

Pode ser que você esteja em um período de transição, pois o chamado de Deus pode se manifestar de maneiras diversas em diferentes momentos da vida. Independentemente de como seja o cumprimento do seu chamado ordenado por Deus agora, Deus tem uma vontade diária para sua vida, e posicionar seu coração adequadamente ajudará a mantê-lo em Seu caminho.

Primeiro Samuel 16:7 nos diz que o Senhor não vê como o homem vê. Ele não olha para a aparência externa. Ele não olha para a experiência ou apresentação externa, mas Deus olha para dentro, para o coração. O desenvolvimento de um caráter piedoso é extremamente importante para sustentá-lo em seu chamado. Você encontra o caminho de Deus através da Sua Palavra, através da Sua comunicação com você, mas é a posição do seu coração que o prepara para seguir o caminho de Deus para a sua vida – ou não. Pegue sua Bíblia e vamos dar uma olhada no que 1 Tessalonicenses 5:12-18 tem a dizer sobre ajudar você a seguir a vontade de Deus em Cristo Jesus para sua vida.

O versículo 12 destaca a importância de honrar os líderes. Honrando seus líderes, especialmente quando eles trabalham arduamente e fornecem orientação espiritual, você permanece na vontade de Deus. Os líderes podem nem sempre estar certos e pode haver diferenças de opinião, mas a menos que estejam envolvidos em atividades imorais ou contrárias à Palavra de Deus, não sejam como os filhos de Israel que falaram contra a liderança de Moisés em todas as oportunidades. A submissão à liderança sob a qual Deus o colocou é uma proteção para o seu caminho.

Você deve se tornar um encorajador. O versículo 14 nos instrui a ser pacientes com todos. Uma atitude de paciência e cuidado com aqueles que são mais fracos do que você irá mantê-lo fora de conflitos e no caminho certo.


Seja livre de ofensas
. A ofensa não é dada, mas algo que alguém decide pegar. Ela traz consigo seus companheiros indesejáveis: amargura, raiva, orgulho e a incapacidade de perdoar, entre outros sentimentos. Uma posição de falta de perdão ou ofensa irá desviá-lo do caminho da vontade de Deus para a sua vida. Em vez disso, em conformidade com a orientação de Romanos 12:21, empenhe-se em não se ofender e busque maneiras de superar o mal com o bem.

O versículo 16 dá a ordem de nos alegrarmos sempre. O que isso significa? Alegria é uma visão da vida. Não é um sentimento de felicidade, tristeza, raiva ou satisfação. É uma perspectiva. Portanto, é uma escolha. Alegria é uma atitude e um comando – regozijar-se é ter alegria, escolher a alegria, uma e outra vez. A alegria é eterna. A palavra grega para “alegrar-se” compartilha a mesma raiz das palavras para “graça” e “alegria”, o que significa que regozijar-se é deleitar-se na graça de Deus, experimentar a graça de Deus e estar consciente de Sua graça. Manter uma atitude alegre mantém sua perspectiva sobre o que é eterno.


Um estilo de vida de oração
é destacado no versículo 17, que diz para “orar sem cessar”. A oração é uma conversa constante com Deus no céu. Se você ora continuamente, você está continuamente ouvindo Deus e respondendo a Ele. Isso permite que você reconheça Deus em todos os seus caminhos para que Ele possa direcionar seus passos (Provérbios 3:6). Isso permite que você permaneça firme (Efésios 6:13-14). Um estilo de vida de oração ajuda você a fixar e manter sua mente nas coisas do alto (Colossenses 3:2).

Por fim, e definitivamente não menos importante, é crucial cultivar uma atitude de gratidão. Agradecer e encontrar contentamento em Deus te faz permanecer no caminho da vontade Dele para sua vida. Se você se permite ficar constantemente insatisfeito, reclamando e reivindicando seus direitos, inevitavelmente se afastará da vontade de Deus. Podemos observar como as queixas frequentes foram um obstáculo para os filhos de Israel em várias ocasiões. Uma postura de gratidão mantém suas prioridades corretas e seu coração humilde.

Para resumir, sejamos um povo que posiciona os nossos corações para honrar os nossos líderes e encorajar uns aos outros, que viva livre de ofensas e se regozije sempre, e que viva um estilo de vida de oração e ação de graças. Na nossa dedicação a esses princípios e atitudes, é certo que vamos permanecer no caminho que Deus tem para nós e cumprir Seu chamado em nossas vidas.

 

Com amor,

Todd White

Fundador do Lifestyle Christianity

Write a comment