Quanto mais me esvazio, mais forte Ele se torna em mim

Todd White no Brasil
Tornei-me tão dependente do Espírito Santo que não posso mais funcionar sem Ele

Isso assusta as pessoas, porque estamos acostumados a depender de nós mesmos. Não foi assim que Paulo andou. Não foi assim que Jesus andou. Quanto mais me esvazio, mais forte Ele se torna em mim.

Às vezes as pessoas pegam o espinho de Paulo e dizem: “Bem, Paulo estava doente”. Mas ele não está falando sobre doença. Ele está falando sobre fraqueza e sobre ser esbofeteado. Há tantas coisas para falar quando nos movemos nesta jornada de cura e plenitude, mas o que tem que acontecer é que cada desculpa que está a nossa frente, do porquê você pode ser ou não curado, precisa ser removida para que você possa orar com ousadia, sem duvidar. Há muitas coisas que tentam se opor a nossa fé. As razões mais típicas são: Bem, Jesus não curou todo mundo. Ele foi aos cinco alpendres e curou apenas uma pessoa e saiu. Mas adivinhem? Não estamos indo para a cruz, então podemos curar a todos. Jesus teve em média 3 anos e meio para realizar tudo – Ele estava a caminho da cruz. Podemos curar a todos, porque somos livres para orar e temos o mesmo Espírito Santo que ressuscitou Jesus dentre os mortos. Precisamos utilizar o que nos foi dado e não precisamos ter medo de ser perseguidos. Eu prometo para você agora que, quando você vive e acredita em um Deus do sobrenatural, você verá coisas que nunca viu.

Quando você diz que está alinhado com Deus, isso te traz perseguição

A religião odeia o fato de que eu possa estar bem com Jesus. A religião acredita que eu tenho que trabalhar pela justiça e então, talvez eu possa conseguir alguma coisa. Mas Jesus já trabalhou para que eu pudesse me tornar justo, para que todas as minhas obras pudessem ser o subproduto de estar firme com Deus. Esse é o Evangelho. Mas quando você começa a orar pelos enfermos e começa a acreditar que Deus quer curá-los, antes de tudo, você terá que estar disposto a parecer um tolo. Em algum lugar ao longo desse processo, alguém orou por outra pessoa e não saiu como o esperado. Os outros que estavam juntos tiveram que intervir, então culparam quem orou. Eles disseram: “Bem, você precisa de mais fé. Você vai, aumenta a sua fé e depois volta para orarmos novamente”. Diga-me uma pessoa a quem Jesus disse isso. Estou apenas sendo franco. Isso fará com que você fique tão desconfortável que é absolutamente ridículo. Veja, todos nós queremos que as pessoas sejam curadas, mas nem todos queremos pagar o preço que vem com isso. Até as pessoas que não acreditam na cura, se alguém ficar doente, de repente vão começar a querer realmente que elas sejam curadas. A religião odeia você dizendo: “Você pode e será curado”. Desenvolvemos uma mentalidade no corpo de Cristo em que lhes dizemos isso, mas também dizemos “mas não criem esperanças”. Mas a Bíblia nos diz para ter esperança! A fé é a substância das coisas que se esperam!

Então, o que fizemos nessa hora foi negociar a fé por sentimentos, porque não queremos decepcionar ninguém. E ainda por cima, não queremos ser aqueles que oram e as coisas não acontecem, porque não queremos parecer tolos. Mas você não pode curar ninguém de qualquer maneira. Deus tem que curá-los através de você, mas Ele quer usar você como um vaso rendido.

Este é um Evangelho desconfortável

Jesus não disse que você ficaria confortável. Ele disse que você precisaria de um Consolador. Ele quer te ver totalmente possuído pelo céu, para que você possa ser a porta de entrada para o fluir de Deus e esmagar o inferno todos os dias. Ele quer que vivamos como pessoas que destroem as obras do diabo. Ele não quer que apenas pastores, apóstolos, profetas, evangelistas e mestres façam isso. Não, o dom quíntuplo é com um fim específico de equipar os santos. A primeira coisa que precisamos entender é que somos santos aos olhos do Pai. E quando você diz que é santo amigo, você está manifestando isso por onde passa.

Jesus disse na Grande Comissão em Mateus 28:18, 19: “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Ele também disse: “ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês…”. Ele ordenou aos discípulos para fazer certas coisas. A cura não é uma opção; é um comando. O espírito está pronto e disposto, mas a carne é fraca. Jesus estava dizendo aos discípulos que não tinham possibilidade de viver na força do espírito, porque ainda não haviam nascido de novo. Jesus estava dizendo aos discípulos não regenerados, porque eles não poderiam nascer de novo até que Jesus fosse para a cruz.

Os discípulos eram órfãos com poder, andavam explodindo coisas e adormecendo sobre Jesus, porque não sabiam de que espírito eram. Em Lucas 9, Jesus diz: Vão em frente à cidade e diga-lhes que estou chegando. Eles dizem: Ok, eles não querem você lá, então podemos mandar fogo? E Jesus os repreendeu e disse que eles não sabiam em que tipo de espírito eles estavam operando. Os discípulos estavam dormindo no Jardim do Getsêmani, porque seu espírito não era capaz de estar disposto e sua carne era fraca. E os cristãos têm levado isso para a experiência cristã depois de nascerem de novo, dizendo que sua carne é fraca e decididamente vivem por essa fraqueza ao invés de dar vazão ao espírito que tem o poder de operar.

O Espírito Santo já lhe disse que você O apagou? Você poderia lidar com isso?

Leia Efésios 4:29, 30: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.” Podemos entristecê-lo com a maneira que estamos falando, pensando, guardando amargura, raiva, ódio, malícia — todas essas coisas. Extinguir é o que você faz com o Espírito do Deus Vivo quando O entristece, é como Ele responde às nossas ações. Em 1 Tessalonicenses 5:19 diz: “Não apaguem o Espírito”. Quando penso em apagar, penso em uma chama que está queimando e eu – Puff – paro de queimar. Imediatamente nossa resposta deve ser: Deus, sinto muito!

Viajando por todo o mundo vi pessoas entenderem isso

Ensine-os a curar em um minuto. O perigo é quando o milagroso vem na vida de alguém e a atenção se vira para essa pessoa. Esse ponto é algo perigoso, porque a quem muito é dado, muito é exigido. E esse “exigido” acontece quando você está diante de Deus. Em algum lugar ao longo do processo, a reverência pelo Senhor começou a diminuir, e a honra recebida das pessoas começou a falar mais alto. Então, de repente, a necessidade de receber elogios das pessoas superou em muito a realidade do temor do Senhor. Pessoas construíram grandes ministérios sobre essas coisas e caíram. Alguém tem um ministério que se move em Deus poderosamente e depois você descobre que há um adultério em cena, porque o desejo do coração não foi atendido. Ninguém no ministério disse nada, porque era necessário manter o status. Alguns chamam isso de proteção, mas na verdade é como o diabo entrando em um acampamento.

O Covid fez algumas coisas malucas na mente das pessoas

O Covid fez com que grandes cristãos tementes a Deus deixassem de temer a Deus para temerem uma doença. Isso causou grandes transtornos e obstáculos na frente deles. Eles vão olhar para um prédio como o nosso e dizer: “Vocês não se importam com mais ninguém”. Não percebendo que devemos nos reunir e não abandonar a assembleia dos santos. Não estamos num culto para entrar em um prédio de quatro paredes e mantê-lo para nós mesmos, mas devemos ser um povo que é escandalosamente apaixonado, corajoso na fé, ousado na proclamação, sem usar uma cesta na cabeça, mas sendo muito claro sobre a nossa fé. Devemos ser soldados em um exército que nunca deixa de lado os planos do nosso capitão. Os planos do nosso Capitão estão em Mateus 10:7, 8: “Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.” Em Lucas 10:9 diz: “… Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês.” – então, de qualquer forma, é mostrar e contar ou contar e mostrar. Nunca deveria ser somente “falar sobre isso”.

Você pode viver sem Sua presença?

Aprendemos a nos alimentar do oposto de Deus. Você não funcionará dessa maneira. Você será como um peixe fora d’água. A substância natural para nós realmente vivermos nossas vidas tem que ser a própria Palavra de Deus, o Pão Vivo do céu. Jesus disse que a menos que você coma minha carne e beba meu sangue, você não pode ser meu discípulo. Não há discipulado sem comer e beber Dele. Você não foi criado para ser do mundo, mas do Reino. Jesus se torna meu Salvador quando sou salvo, meu Senhor quando O escuto e obedeço aos Seus mandamentos e vou atrás Dele. Jesus diz que aqueles que O adoram devem adorá-Lo em Espírito e Verdade.

Em algum lugar ao longo do caminho, dissemos que a vida cristã é uma carreira real e que precisamos de um púlpito para ficar bem. Isso não é sobre ser famoso. Trata-se de trazer Jesus para o centro das atenções para que Ele possa receber a recompensa de Seu sofrimento. Há um chamado, mas todos nós somos chamados. Aqueles de nós que Ele chamou, Ele os justificou. Aqueles que Ele justificou, nEle são glorificados. Se você não vê que está justificado, pensará que precisa de um púlpito para funcionar bem, quando a única maneira de funcionar bem é aqui no lugar secreto quando ninguém está olhando. É nesse lugar que vem a demonstração do Reino, pois sua identidade não é determinada por alguém que foi curado. Qualquer um pode curar os enfermos. Devemos ser imitadores e não impostores de Deus. Quão profundo é o seu Jesus? Quão forte é o seu relacionamento com Ele? Você pode funcionar um dia sem Ele? Uma hora sem Ele? A maioria das pessoas pode.

Em Atos 2 o Espírito Santo é derramado

Os céus foram rasgados e o batismo do Espírito Santo veio. Todos foram atraídos para o lugar onde o vento soprava. Alguns disseram: esses caras estão bêbados com vinho, porque estão agindo como loucos. Você vai fazer uma dessas duas coisas: você vai ser forçado a negar a si mesmo ou negar a Jesus. Não devemos ser um povo normal, mas um povo peculiar, separado, para que as pessoas vejam nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Deus no céu, porque não há como fazermos isso sozinhos. Sua fraqueza é um ímã para a força Dele. Você cuida Dele e Ele cuida de você. Ele é nossa Torre Forte. Ele é Aquele que luta nossas batalhas, que sai e traz de volta a cabeça de nossos inimigos e diz: Veja o que você fez! Ele é o nosso grande Defensor. Você vai lá e Deus faz você parecer absolutamente maravilhoso. O perigoso é quando você pensa que é você. É por isso que o orgulho vem antes da queda. Um lugar perigoso para se estar é receber a honra e os elogios das pessoas.

É hora de começarmos a trazer a glória adequada a Jesus

Quanto mais você se apaixona por Ele, menos você quer fazer coisas fora dEle. Você está crucificado com Cristo, não vive mais para si mesmo. O trilho de crescimento com Jesus é quando vamos cada vez mais para baixo, quando diminuímos, e Jesus é amplificado até que você esteja diante Dele um dia e Ele diga: “Bem-feito”. Eu não treino as pessoas como fazer isso até que eu mostre quem elas realmente são. O desafio é equipar bem o suficiente para levá-los de um lugar do leitinho espiritual ao alimento sólido. O primeiro trabalho que tenho é tirar a chupeta da boca. Você pode ser um cristão por 50 anos e não crescer nada, isso não está certo. Você deve abrir as Escrituras para si mesmo fora da igreja. Você deve entrar em seu quarto e buscar ao Senhor quando ninguém estiver olhando. Como um averiguador eu tenho que olhar e avaliar as pessoas onde elas estão. Se tenho pessoas bebendo do leite puro da Palavra de Deus, fico animado. Se tenho pessoas comendo carne, fico super empolgado. Eu sei que vou ter pessoas que vão ter uma chupeta e é meu trabalho puxar essa chupeta para fazer você ter fome e sede da mesma coisa que Deus diz que te preencheria. E tudo começa com você sabendo que está bem com o Senhor. O Espírito Santo vem para fazer três coisas: Ele convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado”.

No dia de Pentecostes, depois que Pedro viveu em sua própria força e negou Jesus, o Espírito Santo vem e o batiza com fogo junto com os demais. O que acontece na sequência? Pedro prega o Evangelho e 3.000 pessoas são salvas num único dia. Mil para cada negação que foi feita. Deus não está interessado em sua educação ou estatura; Ele não está procurando as pessoas mais brilhantes, mas as pessoas que são totalmente dependentes, dispostas e disponíveis. Ele está procurando convencer as pessoas da justiça.

Você está aqui para deixar um legado

Estou super convencido disso amigo. Eu tenho que viver esta vida em voz alta para que as pessoas possam ver uma mudança real. Temos uma chance nisso. Minha pergunta é: “O que você vai fazer com a vida que Deus lhe deu?” Você vai desperdiçá-la ou você vai devolvê-la a Ele? Eu quero que você queime pelo Evangelho, onde você não pode deixar de compartilhar o que Jesus fez. Faça um caminho reto para o Senhor andar! A Boa Nova não muda.

Vamos temer a Deus agora!

Eu viverei minha vida agradando a Deus e seguirei a pureza, a justiça e o poder de Deus demonstrados em minha vida – com tudo o que tenho em mim! Deus não está procurando por pessoas sem coração. Ele está procurando por soldados. Paulo diz em 1 Tessalonicenses 5:23 “Ora, o mesmo Deus de paz vos santifique completamente; e todo o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” — todo o seu templo deve ser santificado! Ele quer usar você como um instrumento de justiça. Você vai viver sua vida plenamente?

Com amor,

Todd White

Fundador do Lifestyle Christianity